A INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (BULLYNG) NO MEIO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE LA CIUDAD Y LOS PERROS, DE MÁRIO VARGAS LLOSA, UNINDO LETRAS E DIREITO.
Palavras-chave:
bullyng, dano existencial, meio ambiente, escola, Lei 13.663/2018Resumo
O artigo objetiva demonstrar que a intimidação sistemática no meio ambiente escolar se constitui em uma das formas que gera o dano existencial, prática que tolhe a pessoa do seu sentido de existir ou mina o seu projeto de vida. O combate ao bullyng deve ultrapassar a ideia de ressarcimento pecuniário, e por isso, é preciso analisar com mais clareza os aspectos legais e sociais do combate dessa nefasta prática. Aliar o estudo do tema à literatura, possibilita usar de outros meios de conscientização, como a obra La ciudad y los perros, de Mario Vargas Llosa, a qual representa as intimidações sistemáticas de forma escandalosamente chocante. No Brasil o Estado Democrático de Direito garante a dignidade da pessoa humana e a Lei 13.663/2018 veio tornar obrigação dos estabelecimentos de ensino promover medidas de conscientização e controle a intimidação sistemática no meio ambiente escolar. O assunto tem relevância social e obriga o Estado, pais e educadores a tomada de medidas que garantam aos educandos um meio ambiente escolar sadio que propicie a verdadeira formação de cidadãos.
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