A intimidação sistemática (bullying) no meio ambiente escolar: uma análise a partir de La ciudad y los perros, de Mario Vargas Llosa, unindo Letras e Direito
Palavras-chave:
Bullyng. Dano existencial. Meio ambiente. Escola. Lei n. 13.663/2018.Resumo
O artigo objetiva demonstrar que a intimidação sistemática, no meio ambiente escolar, se constitui em uma das formas que gera dano existencial,prática que tolhe a pessoa do seu sentido de existir ou mina seu projeto de vida. O combate ao bullyng deve ultrapassar a ideia de ressarcimento pecuniário, e, por isso, é preciso analisar com mais clareza os aspectos legais e sociais do combate dessa nefasta prática. Aliar o estudo do tema à literatura possibilita usar de outros meios de conscientização, como a obra La ciudad y los perros, de Mario Vargas Llosa, a qual representa as intimidações sistemáticas de forma escandalosamente chocante. No Brasil, o Estado Democrático de Direito garante a dignidade da pessoa humana, e a Lei n.13.663/2018 veio tornar obrigação dos estabelecimentos de ensino de promover medidas de conscientização e controle da intimidação sistemática no meio ambiente escolar. O assunto tem relevância social e obriga o Estado, pais e educadores à tomada de medidas que garantam aos educandos um meio ambiente escolar sadio que propicie a verdadeira formação de cidadãos.
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