A POLÍTICA NACIONAL DE RELAÇÕES DE CONSUMO ENQUANTO PROMOTORA DO CONSUMO SUSTENTÁVEL: UM DIREITO E UM DEVER DO CONSUMIDOR

Autores

  • Márcia Rodrigues Bertoldi Universidade Federal de Pelotas
  • Gabriela Losekan Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

consumo sustentável, Direito ambiental, Direito do consumidor, Política Nacional de Relações de Consumo.

Resumo

Tendo em vista a influência do consumismo na sociedade moderna e o impacto ambiental desses padrões insustentáveis de consumo, o presente artigo analisa como a lei consumerista, especificamente através da Política Nacional de Relações de Consumo, pode promover o consumo sustentável. A partir dessa perspectiva, identifica quais as normativas que sustentam e complementam a Política no intuito de garantir a defesa do consumidor em paralelo à proteção do meio ambiente, na tentativa de demonstrar a promoção do consumo sustentável não só como reflexos do direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, como também, do dever oriundo, essencialmente, da responsabilidade compartilhada entre consumidor, fornecedor e Estado quando da preservação ambiental. Através de uma pesquisa de abordagem dedutiva e de caráter qualitativo, percebe-se que a PNRC, apesar de ser um instrumento legítimo na promoção do consumo sustentável como um direito do consumidor, no que tange ao dever, necessariamente, precisa ser complementada a fim de garantir que o consumidor exerça sua parcela de responsabilidade para com o meio ambiente, além da vigia de seu próprio direito.

Biografia do Autor

Márcia Rodrigues Bertoldi, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Direito pela Universidade de Girona e Universidade Pompeu Fabra. Professora na Faculdade de Direito e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas

Gabriela Losekan, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda do curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista de Iniciação Científica pela FAPERGS.

Publicado

2019-10-31

Como Citar

Bertoldi, M. R., & Losekan, G. (2019). A POLÍTICA NACIONAL DE RELAÇÕES DE CONSUMO ENQUANTO PROMOTORA DO CONSUMO SUSTENTÁVEL: UM DIREITO E UM DEVER DO CONSUMIDOR. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 9(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/6265