Motivação Docente: Interfaces, Diálogos e Possibilidades

Authors

  • Marcelo Guindani Universidade de Caxias do Sul e Colégio Sagrado Coração de Jesus (Bento Gonçalves)
  • Maristela Pedrini Universidade de Caxias do Sul
  • Odilon Giovannini Universidade de Caxias do Sul

Abstract

O presente artigo focaliza um estudo cujo objeto foi a motivação docente. A investigação, aqui descrita, busca respostas ao problema de pesquisa “Qual a percepção dos educandos em relação à motivação docente e a linguagem, enquanto condição para a aprendizagem em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental?". A coleta de dados ocorreu com a aplicação de um questionário estruturados a 26 educandos. As respostas dos educandos foram analisadas utilizando a técnica da Análise Textual Discursiva propiciando a emergência das seguintes categorias de estudo: os saberes e fazeres docentes: movimentos que intensificam a mediação pedagógica em sala aula; motivação docente e aprendizagem; a comunicação em sala de aula: diálogo e aprendizagem e vivências da relação professor e aluno. Os dados analisados indicam a motivação docente como elemento fundamental para uma aula prazerosa e significativa, através da ressignificação da relação pedagógica em sala de aula. Ainda, a investigação resultou na constatação de que a motivação de um docente desencadeia uma série de condições que propiciam a aprendizagem, através de aulas dinâmicas que inspiram trocas de saberes, dinamizando os processos de ensino e de aprendizagem. Ainda foi possível constatar que a comunicação e a linguagem clara e objetiva, aliadas às tecnologias contemporâneas, ampliam a atuação do docente para despertar a sede do conhecimento por parte dos educandos, além de aguçar a sua curiosidade para a construção de conhecimentos, qualificando assim a relação pedagógica entre os envolvidos.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p1

Author Biography

Marcelo Guindani, Universidade de Caxias do Sul e Colégio Sagrado Coração de Jesus (Bento Gonçalves)

Professor de Biologia

References

J. M. Moran. Mudanças na comunicação pessoal; Gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. São Paulo: Paulinas, 1998.

J. M. Moran. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. rev. e atual. Campinas, SP: Papirus, 2013.

L. Zenti. Aulas que seus alunos vão lembrar por muito tempo: motivação é a chave para ensinar a importância do estudo na vida de cada um de nós. Nova Escola, São Paulo: Abril, v. 134, ago. 2000.

J. I. Pozo. Aprendizes e Mestres:a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

J. A. Bzuneck. A motivação do aluno: Aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2009.

T. Davoglio and B. Santos. Motivação docente: reflexões acerca do constructo. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 03, p. 772-792, nov. 2017.

P. Freire. Educação E mudança. 20º ed. São Paulo: PAZ E TERRA, 1994.

J. C. Libâneo. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21ª ed. São Paulo: Loyola, 2006.

M. Tardif. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

F. E. Barkley. Terms of Engagement: Understanding and Promoting Student Engagement in Today’s College Classroom San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2018.

Brasil. Ministério da Educação.Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino Planejando a próxima década conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. 2014.

S. R. Bianchi. A importância da motivação na aprendizagem no ensino fundamental. 2008.

L. S. Vygotsky. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. 135 p. (Coleção Psicologia e Pedagogia).

F. C. M. Mota. Motivação dos estudantes e professores no espaço escolar. Escola Superior de Educação Almeida Garrett – ESEAG, Lisboa 2016.

Y. A. M. Araújo. Experiências de linguagem oral na Escola Primária. Rio de Janeiro: Editora Nacional de Direito, 1965.

R. Moraes and M. C. Galiazzi. Análise Textual Discursiva, 2 ed. rev. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2013.

R. Moraes and M. C. Galiazzi. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces, Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

Downloads

Published

08/24/2020

How to Cite

Guindani, M., Pedrini, M., & Giovannini, O. (2020). Motivação Docente: Interfaces, Diálogos e Possibilidades. Scientia Cum Industria, 8(3), 1–7. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8329

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha