Motivação Docente: Interfaces, Diálogos e Possibilidades

Authors

  • Marcelo Guindani Universidade de Caxias do Sul e Colégio Sagrado Coração de Jesus (Bento Gonçalves)
  • Maristela Pedrini Universidade de Caxias do Sul
  • Odilon Giovannini Universidade de Caxias do Sul

Abstract

O presente artigo focaliza um estudo cujo objeto foi a motivação docente. A investigação, aqui descrita, busca respostas ao problema de pesquisa “Qual a percepção dos educandos em relação à motivação docente e a linguagem, enquanto condição para a aprendizagem em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental?". A coleta de dados ocorreu com a aplicação de um questionário estruturados a 26 educandos. As respostas dos educandos foram analisadas utilizando a técnica da Análise Textual Discursiva propiciando a emergência das seguintes categorias de estudo: os saberes e fazeres docentes: movimentos que intensificam a mediação pedagógica em sala aula; motivação docente e aprendizagem; a comunicação em sala de aula: diálogo e aprendizagem e vivências da relação professor e aluno. Os dados analisados indicam a motivação docente como elemento fundamental para uma aula prazerosa e significativa, através da ressignificação da relação pedagógica em sala de aula. Ainda, a investigação resultou na constatação de que a motivação de um docente desencadeia uma série de condições que propiciam a aprendizagem, através de aulas dinâmicas que inspiram trocas de saberes, dinamizando os processos de ensino e de aprendizagem. Ainda foi possível constatar que a comunicação e a linguagem clara e objetiva, aliadas às tecnologias contemporâneas, ampliam a atuação do docente para despertar a sede do conhecimento por parte dos educandos, além de aguçar a sua curiosidade para a construção de conhecimentos, qualificando assim a relação pedagógica entre os envolvidos.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p1

Author Biography

Marcelo Guindani, Universidade de Caxias do Sul e Colégio Sagrado Coração de Jesus (Bento Gonçalves)

Professor de Biologia

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Published

2020-08-24

How to Cite

Guindani, M., Pedrini, M., & Giovannini, O. (2020). Motivação Docente: Interfaces, Diálogos e Possibilidades. Scientia Cum Industria, 8(3), 1–7. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8329

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha