Como localizar o eixo imaginário de rotação da Terra? Uma proposta didática utilizando o planetário móvel da UCS
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática voltada para o ensino de astronomia utilizando o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul como um recurso complementar à sala de aula. A proposta foi elaborada visando contribuir para o econhecimento da região do céu por onde passa o eixo imaginário de rotação da Terra, pois observou-se nas essões apresentadas no planetário móvel a dificuldade dos visitantes em reconhecer essa região na esfera celeste. A proposta didática consiste de 3 etapas: a primeira etapa ocorre na sala de aula antes da visita ao planetário e apresentam-se os conceitos a serem abordados na sessão do planetário; na segunda etapa os alunos participam de uma sessão no planetário móvel na qual o enfoque é o movimento aparente diário dos astros, a observação do movimento do Cruzeiro do Sul e a localização do Polo Celeste Sul; posteriormente, na última etapa que ocorre depois da visita ao planetário, os alunos em sala aula desenvolvem atividades usando o software Stellarium para aprimorar a compreensão do fenômeno estudado, ou seja, o movimento aparente dos astros em torno do Polo Celeste Sul. A proposta foi elaborada visando complementar o ensino formal da sala de aula com a visita a um espaço não formal com fins didáticos.
References
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