Como localizar o eixo imaginário de rotação da Terra? Uma proposta didática utilizando o planetário móvel da UCS

Authors

  • Rudson Da Rosa Pedroso Universidade de Caxis do Sul (UCS)
  • Francisco Catelli
  • Odilon Giovannini

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática voltada para o ensino de astronomia utilizando o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul como um recurso complementar à sala de aula. A proposta foi elaborada visando contribuir para o econhecimento da região do céu por onde passa o eixo imaginário de rotação da Terra, pois observou-se nas essões apresentadas no planetário móvel a dificuldade dos visitantes em reconhecer essa região na esfera celeste. A proposta didática consiste de 3 etapas: a primeira etapa ocorre na sala de aula antes da visita ao planetário e apresentam-se os conceitos a serem abordados na sessão do planetário; na segunda etapa os alunos participam de uma sessão no planetário móvel na qual o enfoque é o movimento aparente diário dos astros, a observação do movimento do Cruzeiro do Sul e a localização do Polo Celeste Sul; posteriormente, na última etapa que ocorre depois da visita ao planetário, os alunos em sala aula desenvolvem atividades usando o software Stellarium para aprimorar a compreensão do fenômeno estudado, ou seja, o movimento aparente dos astros em torno do Polo Celeste Sul. A proposta foi elaborada visando complementar o ensino formal da sala de aula com a visita a um espaço não formal com fins didáticos.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p27

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Published

08/24/2020

How to Cite

Pedroso, R. D. R., Catelli, F., & Giovannini, O. (2020). Como localizar o eixo imaginário de rotação da Terra? Uma proposta didática utilizando o planetário móvel da UCS. Scientia Cum Industria, 8(3), 27–30. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8396

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha