Medindo distâncias inacessíveis: uma atividade mão na massa no Ensino Médio

Authors

Abstract

O presente artigo apresenta a descrição de uma oficina realizada com estudantes do Ensino Médio com o objetivo de mobilizar os conhecimentos relacionados às razões trigonométricas, adquiridos nas aulas de Matemática para aplicá-los em problemas reais envolvendo o cálculo de distâncias, que se assemelham ao cálculo de distâncias inacessíveis, utilizando um equipamento que fornece dados para o cálculo da distância. A oficina, com duração aproximada de 2 h, inicia com uma revisão das leis do seno, cosseno e tangente e semelhança de triângulos. Após, os estudantes reúnem-se em grupos para realizar a atividade de medição. Para isso, um alvo é colocado a uma certa distância e os estudantes, então, fazem a medição com o equipamento. Com os dados obtidos é calculada a distância e, em seguida, com uma trena, mede-se a distância ao alvo para comparar com o valor previsto a partir das razões trigonométricas. A oficina é encerrada com uma discussão em grupo acerca da determinação de distâncias inacessíveis, como as distâncias da Terra ao Sol, aos planetas e às estrelas, utilizando os conhecimentos de trigonometria. Por meio de uma atividade prática percebe-se que ocorre uma mobilização de conhecimentos teóricos que levam os estudantes a engajar-se na realização da atividade e, com isso, auxiliando no entendimento das relações trigonométricas e nas suas aplicações em diversas situações.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p14

Author Biography

Odilon Giovannini, Universidade de Caxias do Sul

É bacharel em física e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Florida Institute of Technology e na University of North Carolina, campus Chapel Hill. Atualmente, é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atua na área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, desenvolve atividades (oficinas, cursos, etc) em ambientes formais e não formais dedicadas ao ensino, em ações de divulgação e popularização da ciência e coordena o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul. Também tem experiência na área de astronomia, com ênfase em astrofísica estelar e observações astronômicas, em particular no estudo da estrutura e evolução de estrelas anãs brancas e estrelas variáveis.

References

Brasil, Base Nacional Comum Curricular. Secretária de Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1999.

Brasil, Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006.

Brasil, PNLD 2018:Física – guia de livros didáticos – Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.

J. M. Sousa. Funções trigonométricas e suas aplicações no cálculo de distâncias inacessíveis. Dissertação (Mestrado em Ciências – Programa de Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, 2017.

G. Gonçalves, E. B. Ribeiro, G. D. T. Karoleski and K. B. Mello. Uma proposta de ensino de relações trigonométricas em ângulos notáveis por meio do material concreto prédio trigonométrico. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, v. 16, p. 01-17, jan./dez., 2021

F. Catelli, O. Giovannini and P. Hoffmann. Um problema didático: como determinar ângulos de paralaxe trigonométrica. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 40, nº 1, e1306, 2018.

J. R. Bonjorno, J. R. Giovanni Júnior and P. R. C. de Sousa. Prisma Matemática: geometria e trigonometria: Ensino Médio. 1. ed. São Paulo: Editora FTD, 2020.

Downloads

Published

12/25/2022

How to Cite

De Col, T. M., Schlemmer, I. F., & Giovannini, O. (2022). Medindo distâncias inacessíveis: uma atividade mão na massa no Ensino Médio. Scientia Cum Industria, 10(1), 14–18. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11237

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha