Medindo distâncias inacessíveis: uma atividade mão na massa no Ensino Médio

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Abstract

O presente artigo apresenta a descrição de uma oficina realizada com estudantes do Ensino Médio com o objetivo de mobilizar os conhecimentos relacionados às razões trigonométricas, adquiridos nas aulas de Matemática para aplicá-los em problemas reais envolvendo o cálculo de distâncias, que se assemelham ao cálculo de distâncias inacessíveis, utilizando um equipamento que fornece dados para o cálculo da distância. A oficina, com duração aproximada de 2 h, inicia com uma revisão das leis do seno, cosseno e tangente e semelhança de triângulos. Após, os estudantes reúnem-se em grupos para realizar a atividade de medição. Para isso, um alvo é colocado a uma certa distância e os estudantes, então, fazem a medição com o equipamento. Com os dados obtidos é calculada a distância e, em seguida, com uma trena, mede-se a distância ao alvo para comparar com o valor previsto a partir das razões trigonométricas. A oficina é encerrada com uma discussão em grupo acerca da determinação de distâncias inacessíveis, como as distâncias da Terra ao Sol, aos planetas e às estrelas, utilizando os conhecimentos de trigonometria. Por meio de uma atividade prática percebe-se que ocorre uma mobilização de conhecimentos teóricos que levam os estudantes a engajar-se na realização da atividade e, com isso, auxiliando no entendimento das relações trigonométricas e nas suas aplicações em diversas situações.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p14

Author Biography

Odilon Giovannini, Universidade de Caxias do Sul

É bacharel em física e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Florida Institute of Technology e na University of North Carolina, campus Chapel Hill. Atualmente, é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atua na área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, desenvolve atividades (oficinas, cursos, etc) em ambientes formais e não formais dedicadas ao ensino, em ações de divulgação e popularização da ciência e coordena o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul. Também tem experiência na área de astronomia, com ênfase em astrofísica estelar e observações astronômicas, em particular no estudo da estrutura e evolução de estrelas anãs brancas e estrelas variáveis.

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Published

2022-12-25

How to Cite

De Col, T. M., Schlemmer, I. F., & Giovannini, O. (2022). Medindo distâncias inacessíveis: uma atividade mão na massa no Ensino Médio. Scientia Cum Industria, 10(1), 14–18. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11237

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha