Medindo distâncias inacessíveis: uma atividade mão na massa no Ensino Médio
Abstract
O presente artigo apresenta a descrição de uma oficina realizada com estudantes do Ensino Médio com o objetivo de mobilizar os conhecimentos relacionados às razões trigonométricas, adquiridos nas aulas de Matemática para aplicá-los em problemas reais envolvendo o cálculo de distâncias, que se assemelham ao cálculo de distâncias inacessíveis, utilizando um equipamento que fornece dados para o cálculo da distância. A oficina, com duração aproximada de 2 h, inicia com uma revisão das leis do seno, cosseno e tangente e semelhança de triângulos. Após, os estudantes reúnem-se em grupos para realizar a atividade de medição. Para isso, um alvo é colocado a uma certa distância e os estudantes, então, fazem a medição com o equipamento. Com os dados obtidos é calculada a distância e, em seguida, com uma trena, mede-se a distância ao alvo para comparar com o valor previsto a partir das razões trigonométricas. A oficina é encerrada com uma discussão em grupo acerca da determinação de distâncias inacessíveis, como as distâncias da Terra ao Sol, aos planetas e às estrelas, utilizando os conhecimentos de trigonometria. Por meio de uma atividade prática percebe-se que ocorre uma mobilização de conhecimentos teóricos que levam os estudantes a engajar-se na realização da atividade e, com isso, auxiliando no entendimento das relações trigonométricas e nas suas aplicações em diversas situações.
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