Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para as Estações do Ano

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.v5iss1p37

Abstract

O artigo apresenta a avaliação de uma unidade de ensino sobre as estações do ano com potencial para a promoção da aprendizagem significativa em estudantes do Ensino Fundamental. Estudos mostram que a causa das estações do ano é pouco compreendida por estudantes e professores de Educação Básica e concepções alternativas para a explicação desse fenômeno são comuns no ambiente escolar. Diante desse cenário, construiu-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), sobre as estações do ano, e aplicou-se em turmas do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental. As UEPS são sequências didáticas fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa em que, partindo do conhecimento prévio dos estudantes, atividades são estruturadas em uma sequência lógica a fim de promover a interação dos novos conhecimentos com o que o estudante já sabe facilitando a ocorrência dos processos de diferenciação progressiva e da reconciliação integradora. Os diferentes instrumentos avaliativos utilizados no decorrer da aplicação da UEPS favoreceram a ocorrência dos processos de diferenciação e reconciliação na medida em que as ações eram realizadas. Portanto, a UEPS contribuiu para a compreensão do mecanismo da causa das estações do ano, fornecendo indícios da ocorrência da aprendizagem significativa nos estudantes.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss1p37

Author Biography

Odilon Giovannini, Universidade de Caxias do Sul

É bacharel em física e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Florida Institute of Technology e na University of North Carolina, campus Chapel Hill. Atualmente, é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atua na área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, desenvolve atividades (oficinas, cursos, etc) em ambientes formais e não formais dedicadas ao ensino, em ações de divulgação e popularização da ciência e coordena o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul. Também tem experiência na área de astronomia, com ênfase em astrofísica estelar e observações astronômicas, em particular no estudo da estrutura e evolução de estrelas anãs brancas e estrelas variáveis.

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Published

2017-08-16

How to Cite

Pellenz, D., & Giovannini, O. (2017). Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para as Estações do Ano. Scientia Cum Industria, 5(1), 37–43. https://doi.org/10.18226/23185279.v5iss1p37

Issue

Section

Science, Education and Engineering