Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para as Estações do Ano

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.v5iss1p37

Abstract

O artigo apresenta a avaliação de uma unidade de ensino sobre as estações do ano com potencial para a promoção da aprendizagem significativa em estudantes do Ensino Fundamental. Estudos mostram que a causa das estações do ano é pouco compreendida por estudantes e professores de Educação Básica e concepções alternativas para a explicação desse fenômeno são comuns no ambiente escolar. Diante desse cenário, construiu-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), sobre as estações do ano, e aplicou-se em turmas do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental. As UEPS são sequências didáticas fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa em que, partindo do conhecimento prévio dos estudantes, atividades são estruturadas em uma sequência lógica a fim de promover a interação dos novos conhecimentos com o que o estudante já sabe facilitando a ocorrência dos processos de diferenciação progressiva e da reconciliação integradora. Os diferentes instrumentos avaliativos utilizados no decorrer da aplicação da UEPS favoreceram a ocorrência dos processos de diferenciação e reconciliação na medida em que as ações eram realizadas. Portanto, a UEPS contribuiu para a compreensão do mecanismo da causa das estações do ano, fornecendo indícios da ocorrência da aprendizagem significativa nos estudantes.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss1p37

Author Biography

Odilon Giovannini, Universidade de Caxias do Sul

É bacharel em física e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Florida Institute of Technology e na University of North Carolina, campus Chapel Hill. Atualmente, é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atua na área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, desenvolve atividades (oficinas, cursos, etc) em ambientes formais e não formais dedicadas ao ensino, em ações de divulgação e popularização da ciência e coordena o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul. Também tem experiência na área de astronomia, com ênfase em astrofísica estelar e observações astronômicas, em particular no estudo da estrutura e evolução de estrelas anãs brancas e estrelas variáveis.

References

V. Gaffney, et al. Time and a Place: A luni-solar 'time-reckoner' from 8th millennium BC Scotland, Internet Archaeology 34, 2013.Disponível em: http://dx.doi.org/10.11141/ia.34.1, acesso em 02/07/2017.

R. Langhi and R. Nardi, Educação em astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras Editora, 2012.

R. Caniato, Um projeto brasileiro para o ensino de física. 1973. Tese (Doutorado) - UNICAMP. Campinas, 1973.

L.D. Gama and A.B. Henrique, Astronomia na sala de aula: Por quê? Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, 9, 6, 2010.

R. Langhi, Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação dos professores. Bauru, 2009. Tese (Doutorado) - Faculdade de Ciências, UNESP.

Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC /SEF, 1998.

P.H.A. Sobreira, Estações do ano: concepções espontâneas, alternativas, modelos mentais e o problema da representação em livros didáticos de Geografia. In: LONGHINI, M. D. Educação em Astronomia: experiências e contribuições para a prática pedagógica. Campinas: Átomo, 2010.

A.G. Trogello, M.C.D. Neves and S.C.R Silva, A sombra de um gnômon ao longo de um ano: observações rotineiras e o ensino do movimento aparente do sol e das quatro estações, Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, 16, 7, 2013.

L.M. Darroz, C.A.S. Perez, C.W. Rosa and A.B. Rosa, Evolução dos conceitos de astronomia no decorrer da educação básica. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, 17, 107, 2014.

Machado, D. I.; Santos, C. O entendimento de conceitos de astronomia por estudantes da educação básica: o caso de uma escola pública brasileira. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, 11, 7, 2011.

M.D. Longhini and I.M. Mora, Uma investigação sobre o conhecimento de astronomia de professores em serviço e em formação. In: Longhini, M. D. (org.) Educação em Astronomia: experiências e contribuições para a prática pedagógica. Campinas, SP: Editora Átomo, p. 87 – 116, 2010.

D.P. Ausubel, Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 1a. ed. Lisboa: Paralelo, 2003.

F.P.R.A. Silveira and C.A.J. Mendonça, O mapa conceitual como recurso didático facilitador da aprendizagem significativa de temas da astronomia, Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, 19, 93, 2015.

L.M. Darroz, C. A. S. Perez, C.W. Rosa and R. Heineck, Propiciando aprendizagem significativa para alunos do sexto ano do ensino fundamental: um estudo sobre as fases da Lua, Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, 13, 31, 2012.

E.D. Oliveira, L. Zolet and O. Giovannini, Determinação do ângulo de inclinação do eixo de rotação da Terra: uma atividade prática potencialmente significativa para o ensino de astronomia, Scientia cum Industria, 3, 1, 36, 2015.

B.A. Martins and R. Langhi, Uma proposta de atividade para a aprendizagem significativa sobre as fases da Lua, Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, 14, 27, 2012.

M.A. Moreira, Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física. 2011.

M.A. Moreira, Unidades de enseñanza potencialmente significativas - UEPS, Aprendizagem Significativa em Revista, 1(2), 43, 2011.

J. Hoffmann, Avaliar para promover: as setas do caminho. 15. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2014.

R. Moraes and M.C. Galiazzi, Análise Textual Discursiva. 2a. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

A. Adúriz-Bravo and L. Morales, El concepto de modelo en la enseñanza de la física: consideraciones epistemológicas, didácticas y retóricas. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 19(10), 76, 2002.

N. Camino, Aprender astronomía jugando en una plaza. Revista Latino Americana de Educação em Astronomia, 14, 39, 2012.

V.P. Moretto, Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências, 2a. ed. Petrópoli, RJ: Vozes, 2008.

Downloads

Published

08/16/2017

How to Cite

Pellenz, D., & Giovannini, O. (2017). Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para as Estações do Ano. Scientia Cum Industria, 5(1), 37–43. https://doi.org/10.18226/23185279.v5iss1p37

Issue

Section

Science, Education and Engineering