Introdução à estatística no Ensino Fundamental sob o olhar da Trajetória Hipotética da Aprendizagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e241312

Keywords:

Estatística, Tabela, Gráfico, Pesquisa, Trajetória Hipotética de Aprendizagem.

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de estatística no nono ano do Ensino Fundamental. A estrutura da proposta está fundamentada na Trajetória Hipotética de Aprendizagem que se baseia na construção do conhecimento pelos estudantes através de práticas de entrevistas, análise de informações, troca de conhecimentos e exposição das produções dos estudantes. A proposta está organizada em 5 encontros e envolve, entre outras, atividade de levantamento de informações, diálogos, construção de tabela e gráficos, visando tornar as aulas de matemática mais dinâmicas.  A proposta pedagógica nessa abordagem possibilita o desenvolvimento da criatividade e promove a interação, socialização e trabalho em equipe entre os estudantes.

Author Biography

Odilon Giovannini, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

f

Downloads

Published

12/24/2024

How to Cite

(1)
Bettanin Bertoni, T.; Giovannini, O. Introdução à estatística No Ensino Fundamental Sob O Olhar Da Trajetória Hipotética Da Aprendizagem. Sci. cum Ind. 2024, 13, e241312.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics

Most read articles by the same author(s)