Introdução à estatística no Ensino Fundamental sob o olhar da Trajetória Hipotética da Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e241312Keywords:
Estatística, Tabela, Gráfico, Pesquisa, Trajetória Hipotética de Aprendizagem.Abstract
Este artigo apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de estatística no nono ano do Ensino Fundamental. A estrutura da proposta está fundamentada na Trajetória Hipotética de Aprendizagem que se baseia na construção do conhecimento pelos estudantes através de práticas de entrevistas, análise de informações, troca de conhecimentos e exposição das produções dos estudantes. A proposta está organizada em 5 encontros e envolve, entre outras, atividade de levantamento de informações, diálogos, construção de tabela e gráficos, visando tornar as aulas de matemática mais dinâmicas. A proposta pedagógica nessa abordagem possibilita o desenvolvimento da criatividade e promove a interação, socialização e trabalho em equipe entre os estudantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Tales Bettanin Bertoni, Odilon Giovannini
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).