Introdução à estatística no Ensino Fundamental sob o olhar da Trajetória Hipotética da Aprendizagem

Authors

  • Tales Bettanin Bertoni UCS - Universidade de Caxias do Sul https://orcid.org/0009-0009-3420-948X
  • Odilon Giovannini Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e241312

Keywords:

Estatística, Tabela, Gráfico, Pesquisa, Trajetória Hipotética de Aprendizagem.

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de estatística no nono ano do Ensino Fundamental. A estrutura da proposta está fundamentada na Trajetória Hipotética de Aprendizagem que se baseia na construção do conhecimento pelos estudantes através de práticas de entrevistas, análise de informações, troca de conhecimentos e exposição das produções dos estudantes. A proposta está organizada em 5 encontros e envolve, entre outras, atividade de levantamento de informações, diálogos, construção de tabela e gráficos, visando tornar as aulas de matemática mais dinâmicas.  A proposta pedagógica nessa abordagem possibilita o desenvolvimento da criatividade e promove a interação, socialização e trabalho em equipe entre os estudantes.

Author Biography

Odilon Giovannini, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

f

Downloads

Published

12/24/2024

How to Cite

Bettanin Bertoni, T., & Giovannini, O. (2024). Introdução à estatística no Ensino Fundamental sob o olhar da Trajetória Hipotética da Aprendizagem. Scientia Cum Industria, 13(2), e241312. https://doi.org/10.18226/23185279.e241312

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics