Utilização das estratégias de aprendizagem ativa “Flipped Classroom”, “Peer Instruction” e “Just-in-Time Teaching” no ensino de Astronomia
Abstract
O ensino de Astronomia pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma oficina de Astronomia realizada com 40 alunas do Ensino Médio que participam do projeto Encorajando Meninas em Ciência & Tecnologia, atividade promovida pelo programa de extensão Engenheiro do Futuro (ENGFUT) da Universidade de Caxias do Sul. O momento atual da Educação é propício para os professores repensarem as estratégias e métodos de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, elaborou-se uma oficina utilizando as seguintes estratégias de aprendizagem ativa: Flipped Classroom, Peer Instruction e Just-In-Time Teaching. Inicialmente, uma semana antes da oficina, foi disponibilizado um texto sobre a ocorrência das estações do ano e, também, foi solicitado para que respondessem um questionário online. De posse dos resultados do questionário, planejou-se a oficina com base nas dificuldades apresentadas. Na oficina, com o intuito de promover a compreensão sobre o mecanismo relacionado com a ocorrência das estações do ano, apresentou-se um modelo didático representando o movimento da Terra ao redor do Sol. Por fim, foi proposta uma atividade utilizando o aplicativo Kahoot! com a finalidade de avaliar os conhecimentos construídos. A análise dos dados obtidos na atividade indicou que a utilização das estratégias de aprendizagem ativa Peer Instruction e Just-In-Time Teaching, combinada com Flipped Classroom, proporcionou indícios da construção de conhecimentos.
References
UNESCO. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por. Acesso em: 14 abril 2019.
N. A. N. Berbel. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Seminário de Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25- 40, jan./jun. 2011.
S. A. Freed. Incentivando Aprendizagem Ativa. Revista de Educação Adventista, v.6, 6-10, 1997.
G. Elmôr Filho, L. Z. Sauer, N. N. de Almeida and V. Villas-Boas. Uma Nova Sala de Aula é Possível. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
V. Oliveira, E. A. Veit and I. S. Araujo. Relato de experiência com os métodos Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching) e Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) para o Ensino de Tópicos de Eletromagnetismo no nível médio, Cad. Bras. Ens. Física, v. 32, n. 1, 2015.
T. E. de Oliveira, I. S. Araujo and E. A. Veit. Sala de aula invertida (Flipped classroom) Inovando as aulas de Físicas. Física na Escola, v. 14, n. 2, 2016.
J. Bergmann and A. Sams. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
E. Mazur. Peer Instruction: a revolução da Aprendizagem Ativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
G. M. Novak, E. T. Patterson, A. D. Gavrin and W. Christian. Justin-in-Time Teaching: Blending Active Learning with Web Techonology, Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1999.
V. Villas-Boas and J. A. Martins. Projeto Engenheiro do Futuro: promovendo as engenharias entre os estudantes de ensino médio. Dynamis, v. 18, p. 3-17, 2012.
F. Tomé, J. Rizzo, J. Giacomet, M. T. Dariva and V. Villas-Boas. Encorajando Meninas em Ciência e Tecnologia: Incentivando a Participação Feminina nas Ciências Exatas, Engenharias e Tecnologias. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE, Salvador/BA, set., 2018
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).