Proposta de Ação Interdisciplinar para o Ensino de Trigonometria no Ensino Fundamental

Authors

  • Bruna Moresco Rizzon Universidade de Caxias do Sul
  • Fernanda Marchioro Colégio São Carlos e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS
  • Odilon Giovannini Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.v7iss3p1

Abstract

O presente artigo tem como objetivo propor uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre trigonometria para o nono ano do ensino fundamental relacionando assuntos da atualidade com o cotidiano da sala de aula. Para a realização desta UEPS os alunos serão estimulados ao trabalho em equipe, ao levantamento de dados, a utilização de artefatos tecnológicos e a realização de atividades que envolvem o raciocínio lógico. As disciplinas envolvidas nesta proposta são matemática, biologia, geografia e língua portuguesa que, trabalharão de maneira interdisciplinar e a luz da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss3p1

References

BRASIL, Parâmetros curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Secretaria de educação média e tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Brasília: MEC /SEMTEC, 2002.

C. C. Lukcesi. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005.

M. A. Moreira. E. F. S. Masini. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 4. ed. São Paulo: Editora Centauro, 2011.

D. P. Ausubel. Aquisição e retenção de conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo, 2003.

L. S. Vygotsky. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

M. A. Moreira. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – V1(2), pp. 43-63, 2011. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID10/v1_n2_a2011.pdf >. Acesso em: 21 julho 2011.

G. Fourez, A construção das ciências: Introdução à filosofia e à ética nas ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1995.

G. Fourez. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997.

G. Fourez. Crise no ensino de ciências?. Investigações no ensino de ciências, Porto Alegre, v. 8, n. 2, ago. 2003

I. L. Batista, R. F. Salvi. Perspectiva Pós-moderna e Interdisciplinaridade Educativa: Pensamento Complexo e Reconciliação Integrativa. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 8, no.2, pp. 147-159, 2006.

W. M. P. Silva; R. F. Silva; E. C. A. Lima; M. L. S. Santos. Medindo alturas inacessíveis com o auxílio da trigonometria: o caso da igreja nossa senhora da conceição em passira – PE. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2015, Campina Grande. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID1567_07092015144136.pdf . Acesso em: 08 dez. 2017.

Downloads

Published

06/24/2019

How to Cite

Rizzon, B. M., Marchioro, F., & Giovannini, O. (2019). Proposta de Ação Interdisciplinar para o Ensino de Trigonometria no Ensino Fundamental. Scientia Cum Industria, 7(3), 1–6. https://doi.org/10.18226/23185279.v7iss3p1

Issue

Section

Science, Education and Engineering