Proposta de Ação Interdisciplinar para o Ensino de Trigonometria no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.v7iss3p1Abstract
O presente artigo tem como objetivo propor uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre trigonometria para o nono ano do ensino fundamental relacionando assuntos da atualidade com o cotidiano da sala de aula. Para a realização desta UEPS os alunos serão estimulados ao trabalho em equipe, ao levantamento de dados, a utilização de artefatos tecnológicos e a realização de atividades que envolvem o raciocínio lógico. As disciplinas envolvidas nesta proposta são matemática, biologia, geografia e língua portuguesa que, trabalharão de maneira interdisciplinar e a luz da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
References
BRASIL, Parâmetros curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 2000.
BRASIL. Secretaria de educação média e tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. Brasília: MEC /SEMTEC, 2002.
C. C. Lukcesi. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
M. A. Moreira. E. F. S. Masini. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 4. ed. São Paulo: Editora Centauro, 2011.
D. P. Ausubel. Aquisição e retenção de conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo, 2003.
L. S. Vygotsky. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
M. A. Moreira. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – V1(2), pp. 43-63, 2011. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID10/v1_n2_a2011.pdf >. Acesso em: 21 julho 2011.
G. Fourez, A construção das ciências: Introdução à filosofia e à ética nas ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1995.
G. Fourez. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997.
G. Fourez. Crise no ensino de ciências?. Investigações no ensino de ciências, Porto Alegre, v. 8, n. 2, ago. 2003
I. L. Batista, R. F. Salvi. Perspectiva Pós-moderna e Interdisciplinaridade Educativa: Pensamento Complexo e Reconciliação Integrativa. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 8, no.2, pp. 147-159, 2006.
W. M. P. Silva; R. F. Silva; E. C. A. Lima; M. L. S. Santos. Medindo alturas inacessíveis com o auxílio da trigonometria: o caso da igreja nossa senhora da conceição em passira – PE. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2015, Campina Grande. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID1567_07092015144136.pdf . Acesso em: 08 dez. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Scientia cum Industria
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).