Crime na praça Dante Alighieri: uma proposta de oficina problematizadora para o ensino de densidade
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e241326Keywords:
Ensino de ciências, densidade, abordagem contextualizada, oficina pedagógica, problematizaçãoAbstract
O presente artigo propõe e apresenta os resultados obtidos na aplicação de uma oficina com o tema densidade, que é recorrente nos conteúdos de química e está ligado ao cotidiano dos estudantes, todavia, na maioria das vezes, sem ser completamente compreendido pelos alunos. A proposta foi desenvolvida através de uma metodologia ativa, a partir da apresentação de uma situação problema intitulada “crime na praça Dante Alighieri”, com o objetivo de mobilizar os estudantes a participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem, por meio da contextualização e do caráter prático que é característico de uma oficina. Ao longo das oficinas ministradas, e principalmente na busca pela solução do problema, observou-se que os estudantes demonstraram interesse pela descoberta e autonomia no desenvolvimento do trabalho experimental em grupo. No entanto, apresentaram dificuldade na concretização das atividades realizadas, durante a escrita de um breve laudo pericial. Tais fatores reforçam a necessidade e relevância da abordagem contextualizada no ensino de ciências para a promoção de uma aprendizagem significativa.
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Copyright (c) 2025 Taís Menta de Col, Gustavo Henrique Magnabosco, Fernanda Miotto, Odilon Giovannini

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