Sequência didática interdisciplinar sobre luzes e sombras para educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e251509Keywords:
Interdisciplinaridade, Aprendizagem por investigação, Educação infantilAbstract
Este artigo apresenta a sequência didática "Luzes e Sombras", uma proposta pedagógica destinada ao Berçário 1 (crianças de 0 a 1 ano e 6 meses). O objetivo principal é promover o desenvolvimento integral dos bebês por meio da exploração de fenômenos naturais de luz e sombra, baseando-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A relevância desta sequência reside na sua conexão interdisciplinar com as Ciências da Natureza, incentivando uma experiência investigativa desde a Educação Infantil. A proposta é fundamentada na interdisciplinaridade e nas práticas experimentais investigativas, adaptadas para a Educação Infantil. A metodologia é intrinsecamente interdisciplinar, alinhando-se aos Campos de Experiência da BNCC: "O Eu, o Outro e o Nós", "Corpo, Gestos e Movimentos", "Traços, Sons, Cores e Formas" e "Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações", com destaque para o objetivo de explorar o ambiente pela ação e observação. O papel do professor é de mediador, incentivando a exploração ativa e sensorial dos bebês, que comunicam suas descobertas através de balbucios, gestos e expressões.
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Copyright (c) 2025 Glades Velho Cavaletti Bizutti, Fernanda Miotto

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