A Eletroquímica de The Breaking Bad: uma oficina didática para o ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e241324Keywords:
ensino de Química, experimentação, práticas pedagógicasAbstract
Este artigo apresenta uma proposta de oficina didática para o ensino de eletroquímica, utilizando um trecho da série de The Breaking Bad como base para a contextualização do tema. A oficina é estruturada em quatro etapas: i) problematização inicial, que desperta o interesse dos alunos por meio de uma situação prática relacionada à baterias exibidas na série; ii) organização do conhecimento, onde são discutidos os conceitos fundamentais da eletroquímica, como as reações redox e a construção de uma bateria utilizando materiais do cotidiano; iii) sistematização do conhecimento, que permite avaliar a compreensão dos conceitos através de atividades experimentais e discussões em grupo; e iv) verificação da aprendizagem, por meio da avaliação formativa ao longo das etapas. O objetivo é criar um material didático-pedagógico para o ensino de eletroquímica no Ensino Médio, promovendo um aprendizado ativo e significativo. A proposta visa estimular a curiosidade, criatividade e o pensamento crítico dos alunos, estabelecendo uma conexão entre os conceitos científicos e o cotidiano dos estudantes de forma contextualizada. Essa abordagem destaca o uso de recursos audiovisuais, como ferramenta pedagógica, ampliando o interesse e a compreensão dos conceitos e tornando o aprendizado mais dinâmico e relevante.
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Copyright (c) 2025 Bruna Zenato Corso, Maurícius Selvero Pazinato; Roberto Rihl Bettoni, Fernanda Miotto (Author)
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