A Eletroquímica de The Breaking Bad: uma oficina didática para o ensino de Química

Authors

  • Bruna Zenato Corso Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Maurícius Selvero Pazinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Roberto Rihl Bettoni Universidade de Caxias do Sul
  • Fernanda Miotto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e241324

Keywords:

ensino de Química, experimentação, práticas pedagógicas

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta de oficina didática para o ensino de eletroquímica, utilizando um trecho da série de The Breaking Bad como base para a contextualização do tema. A oficina é estruturada em quatro etapas: i) problematização inicial, que desperta o interesse dos alunos por meio de uma situação prática relacionada à baterias exibidas na série; ii) organização do conhecimento, onde são discutidos os conceitos fundamentais da eletroquímica, como as reações redox e a construção de uma bateria utilizando materiais do cotidiano; iii) sistematização do conhecimento, que permite avaliar a compreensão dos conceitos através de atividades experimentais e discussões em grupo; e iv) verificação da aprendizagem, por meio da avaliação formativa ao longo das etapas. O objetivo é criar um material didático-pedagógico para o ensino de eletroquímica no Ensino Médio, promovendo um aprendizado ativo e significativo. A proposta visa estimular a curiosidade, criatividade e o pensamento crítico dos alunos, estabelecendo uma conexão entre os conceitos científicos e o cotidiano dos estudantes de forma contextualizada. Essa abordagem destaca o uso de recursos audiovisuais, como ferramenta pedagógica, ampliando o interesse e a compreensão dos conceitos e tornando o aprendizado mais dinâmico e relevante.

Downloads

Published

01/15/2025

How to Cite

Zenato Corso, B., Selvero Pazinato, M., Rihl Bettoni, R., & Miotto, F. (2025). A Eletroquímica de The Breaking Bad: uma oficina didática para o ensino de Química. Scientia Cum Industria, 13(2), e241324. https://doi.org/10.18226/23185279.e241324

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics