Descarte do óleo de cozinha: consequências e possibilidades
Abstract
O presente artigo apresenta um pouco da história da interdisciplinaridade, seu surgimento no Brasil, além de diferentes concepções sobre o termo. Também é apresentada uma proposta interdisciplinar, através dos momentos interdisciplinares, considerando-se mais de uma disciplina. A proposta foi pensada para ser aplicada no 6º ano do Ensino Fundamental partindo de um experimento sobre misturas homogêneas e heterogêneas, diretamente relacionadas às consequências e às possibilidades do descarte do óleo de cozinha.
References
R. M. Machado and A. C. F. Rodrigues, Metodologias ativas e tecnologias digitais como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado. Revista Seminário de Visu, Petrolina, v. 8, n. 3, p. 537-549, 2020.
G. Elmôr-Filho et al. Uma Nova Sala de Aula é Possível: aprendizagem ativa na educação em Engenharia, 1.ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2019.
V. Lavaqui and I. L. Batista, Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de matemática no ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, p. 399-420, 2007.
Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 07 jan. 2022.
I. C. A. Fazenda, Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 13 ed. 1994.
Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17 jan. 2022.
M. Aiub, Interdisciplinaridade: dá origem à atualidade. O mundo da saúde, São Paulo, p. 107-116, 2006.
H. Japiassu, Interdisciplinaridade e patologia do saber. Imago editora, 1976.
T. C. Bordoni, Uma Postura Interdisciplinar. Fórum Educação. 2002. Disponível em: http://www.forumeducacao.hpg.ig.com.br/textos/textos/didat_7.htm Acesso em: 10 jan. 2022.
A. C. C. Dantas and N. M. L. Costa, Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva: documento-base. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal: IFRN Ed, 2012.
P. Freire, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).