Descarte do óleo de cozinha: consequências e possibilidades

Authors

  • Cláudia Stelene F. Vasconcelos Universidade de Caxias do Sul
  • Marcele Neutzling Rickes
  • Roque Luiz Lindemann
  • Fernanda Miotto

Abstract

O presente artigo apresenta um pouco da história da interdisciplinaridade, seu surgimento no Brasil, além de diferentes concepções sobre o termo. Também é apresentada uma proposta interdisciplinar, através dos momentos interdisciplinares, considerando-se mais de uma disciplina. A proposta foi pensada para ser aplicada no 6º ano do Ensino Fundamental partindo de um experimento sobre misturas homogêneas e heterogêneas, diretamente relacionadas às consequências e às possibilidades do descarte do óleo de cozinha.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p100

References

R. M. Machado and A. C. F. Rodrigues, Metodologias ativas e tecnologias digitais como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado. Revista Seminário de Visu, Petrolina, v. 8, n. 3, p. 537-549, 2020.

G. Elmôr-Filho et al. Uma Nova Sala de Aula é Possível: aprendizagem ativa na educação em Engenharia, 1.ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2019.

V. Lavaqui and I. L. Batista, Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de matemática no ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, p. 399-420, 2007.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 07 jan. 2022.

I. C. A. Fazenda, Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 13 ed. 1994.

Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17 jan. 2022.

M. Aiub, Interdisciplinaridade: dá origem à atualidade. O mundo da saúde, São Paulo, p. 107-116, 2006.

H. Japiassu, Interdisciplinaridade e patologia do saber. Imago editora, 1976.

T. C. Bordoni, Uma Postura Interdisciplinar. Fórum Educação. 2002. Disponível em: http://www.forumeducacao.hpg.ig.com.br/textos/textos/didat_7.htm Acesso em: 10 jan. 2022.

A. C. C. Dantas and N. M. L. Costa, Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva: documento-base. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal: IFRN Ed, 2012.

P. Freire, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 2011.

Downloads

Published

05/30/2023

How to Cite

Vasconcelos, C. S. F., Rickes, M. N., Lindemann, R. L., & Miotto, F. (2023). Descarte do óleo de cozinha: consequências e possibilidades. Scientia Cum Industria, 10(1), 100–103. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11383

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha