Do tradicional ao significativo: uma abordagem interdisciplinar com geometria e horta escolar

Authors

  • Tales Bettanin Bertoni Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil https://orcid.org/0009-0009-3420-948X
  • Micael Brambilla Pellizzer Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil
  • José Arthur Martins Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil https://orcid.org/0009-0005-8158-9703
  • Odilon Giovannini Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7364-3870

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e251513

Keywords:

Aprendizagem significativa, Ensino tradicional, Paradigma, Geometria

Abstract

Este artigo propõe uma atividade interdisciplinar envolvendo Matemática e Biologia, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, visando superar as limitações do ensino tradicional. Utilizando o conceito de "quebra de paradigma" de Thomas Kuhn, os autores discutem a transição de um modelo focado na memorização e passividade para um que valoriza os conhecimentos prévios e a participação ativa do estudante. A aplicação prática consiste na criação de uma horta orgânica escolar com canteiros nos formatos das figuras geométricas do Tangram. A sequência didática integra temas de sustentabilidade com a geometria, desafiando os alunos a calcular áreas e perímetros através da investigação e descoberta, em vez da simples aplicação mecânica de fórmulas. Conclui-se que, embora o ensino tradicional possua relevância no rigor conceitual, ele tornou-se insuficiente isoladamente. É necessário complementar as práticas pedagógicas com metodologias que contextualizem o aprendizado e tornem o aluno protagonista, atendendo às demandas educacionais contemporâneas.

Author Biographies

Micael Brambilla Pellizzer, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

José Arthur Martins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

Odilon Giovannini, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

Downloads

Published

12/03/2025

How to Cite

(1)
Bettanin Bertoni, T.; Brambilla Pellizzer, M.; Martins, J. A.; Giovannini, O. Do Tradicional Ao Significativo: Uma Abordagem Interdisciplinar Com Geometria E Horta Escolar. Sci. cum Ind. 2025, 15, e251513.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 > >>