Crime na praça Dante Alighieri: uma proposta de oficina problematizadora para o ensino de densidade

Authors

  • Taís Menta de Col Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS
  • Gustavo Henrique Magnabosco Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS
  • Fernanda Miotto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul
  • Odilon Giovannini Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul https://orcid.org/0000-0002-7364-3870

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e241326

Keywords:

Ensino de ciências, densidade, abordagem contextualizada, oficina pedagógica, problematização

Abstract

O presente artigo propõe e apresenta os resultados obtidos na aplicação de uma oficina com o tema densidade, que é recorrente nos conteúdos de química e está ligado ao cotidiano dos estudantes, todavia, na maioria das vezes, sem ser completamente compreendido pelos alunos. A proposta foi desenvolvida através de uma metodologia ativa, a partir da apresentação de uma situação problema intitulada “crime na praça Dante Alighieri”, com o objetivo de mobilizar os estudantes a participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem, por meio da contextualização e do caráter prático que é característico de uma oficina. Ao longo das oficinas ministradas, e principalmente na busca pela solução do problema, observou-se que os estudantes demonstraram interesse pela descoberta e autonomia no desenvolvimento do trabalho experimental em grupo. No entanto, apresentaram dificuldade na concretização das atividades realizadas, durante a escrita de um breve laudo pericial. Tais fatores reforçam a necessidade e relevância da abordagem contextualizada no ensino de ciências para a promoção de uma aprendizagem significativa.

Downloads

Published

02/05/2025

How to Cite

(1)
Menta de Col, T.; Magnabosco, G. H.; Miotto, F.; Giovannini, O. Crime Na praça Dante Alighieri: Uma Proposta De Oficina Problematizadora Para O Ensino De Densidade. Sci. cum Ind. 2025, 13, e241326.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics