Notícias falsas e a pandemia do Covid-19: uma proposta interdisciplinar online
Abstract
A complexidade que caracteriza o mundo atual em constante transformação e as mudanças impostas pela pandemia que assola a sociedade neste momento representam uma oportunidade para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes que são, ao mesmo tempo, consumidores e geradores de conteúdo na internet, já que pesquisas mostram que existe grande disseminação de notícias falsas relacionadas a COVID-19. Este artigo apresenta, nesta perspectiva, uma proposta de ação educativa para o ensino online cujo planejamento foi baseado na estratégia denominada “momento interdisciplinar”, envolvendo os componentes curriculares de Biologia, Matemática e Química com o objetivo de aprender a identificar e combater notícias falsas sobre o COVID-19. A proposta de ação educativa interdisciplinar, com ênfase na relação entre aprendizagem e serviço, apresenta uma sugestão de aplicação, englobando conceitos de algumas áreas de conhecimento envolvidas na temática e destaca a função social da escola e sua importância na formação integral do estudante.
References
International Center For Journalists (ICFJ). Disponível em: https://www.icfj.org/news/un-icfj-research-examines-covid-19-disinformation. Acesso em: 09 dez. 2021.
A. Zabala, A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
L. I. Batista and R. S. Salvi, Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade educativa: pensamento complexo e reconciliação integrativa. Revista Ensaio, vol. 2, n.8, p. 147-160, 2006.
D. P. Ausubel, Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. 1a. ed. Lisboa: Paralelo, 2003.
E. R. Mozena and F. Ostermann, Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.16, n. 02, pp. 185-206, maio-ago, 2014.
H. Japiassu, Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1976.
I. C. A. Fazenda, (Org.) O que é interdisciplinaridade? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
Brasil, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2018.
G. Elmôr Filho, L. Z. Sauer, N. N. de Almeida and V. Villas-Boas Uma nova sala de aula é possível: aprendizagem ativa na Educação em Engenharia. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
J. Moran, Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Educatrix. Dossiê currículo. Ano 7, n. 12. São Paulo: Moderna, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).