Notícias falsas e a pandemia do Covid-19: uma proposta interdisciplinar online

Authors

  • Débora de Oliveira Colégio Murialdo, Caxias do Sul, RS; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.
  • Isabel Cristina Medeiros Colégio São José, Caxias do Sul, RS; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.
  • Jéssica Dalcin Andrioli Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.
  • Odilon Giovannini Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.

Abstract

A complexidade que caracteriza o mundo atual em constante transformação e as mudanças impostas pela pandemia que assola a sociedade neste momento representam uma oportunidade para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes que são, ao mesmo tempo, consumidores e geradores de conteúdo na internet, já que pesquisas mostram que existe grande disseminação de notícias falsas relacionadas a COVID-19. Este artigo apresenta, nesta perspectiva, uma proposta de ação educativa para o ensino online cujo planejamento foi baseado na estratégia denominada “momento interdisciplinar”, envolvendo os componentes curriculares de Biologia, Matemática e Química com o objetivo de aprender a identificar e combater notícias falsas sobre o COVID-19. A proposta de ação educativa interdisciplinar, com ênfase na relação entre aprendizagem e serviço, apresenta uma sugestão de aplicação, englobando conceitos de algumas áreas de conhecimento envolvidas na temática e destaca a função social da escola e sua importância na formação integral do estudante.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v9iss3p11

Author Biography

Odilon Giovannini, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.

É bacharel em física e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Florida Institute of Technology e na University of North Carolina, campus Chapel Hill. Atualmente, é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atua na área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, desenvolve atividades (oficinas, cursos, etc) em ambientes formais e não formais dedicadas ao ensino, em ações de divulgação e popularização da ciência e coordena o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul. Também tem experiência na área de astronomia, com ênfase em astrofísica estelar e observações astronômicas, em particular no estudo da estrutura e evolução de estrelas anãs brancas e estrelas variáveis.

References

International Center For Journalists (ICFJ). Disponível em: https://www.icfj.org/news/un-icfj-research-examines-covid-19-disinformation. Acesso em: 09 dez. 2021.

A. Zabala, A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

L. I. Batista and R. S. Salvi, Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade educativa: pensamento complexo e reconciliação integrativa. Revista Ensaio, vol. 2, n.8, p. 147-160, 2006.

D. P. Ausubel, Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. 1a. ed. Lisboa: Paralelo, 2003.

E. R. Mozena and F. Ostermann, Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.16, n. 02, pp. 185-206, maio-ago, 2014.

H. Japiassu, Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1976.

I. C. A. Fazenda, (Org.) O que é interdisciplinaridade? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

Brasil, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2018.

G. Elmôr Filho, L. Z. Sauer, N. N. de Almeida and V. Villas-Boas Uma nova sala de aula é possível: aprendizagem ativa na Educação em Engenharia. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

J. Moran, Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Educatrix. Dossiê currículo. Ano 7, n. 12. São Paulo: Moderna, 2017.

Downloads

Published

12/20/2021

How to Cite

de Oliveira, D., Medeiros, I. C., Andrioli, J. D., & Giovannini, O. (2021). Notícias falsas e a pandemia do Covid-19: uma proposta interdisciplinar online. Scientia Cum Industria, 9(3), 11–14. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/10546

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha