Proposta pedagógica: introduzindo o pensamento computacional com App Inventor

Authors

  • Alana Della Giustina Salami Universidade de Caxias do Sul
  • Tainá da Costa dos Santos Universidade de Caxias do Sul
  • Elisa Boff Universidade de Caxias do Sul

Abstract

As tecnologias de informação e comunicação (TDIC) estão presentes na vida das pessoas, em especial dos estudantes. Desta forma é recomendado que os docentes incluam as tecnologias em suas aulas, a fim de adaptar as estratégias de ensino e de aprendizagem ao contexto dos discentes. E, para auxiliar novas práticas pedagógicas, este artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática elaborada para o planejamento docente que visa a programação de aplicativos utilizando o App Inventor. Esta proposta foi aplicada em um curso de extensão para docentes e estudantes de licenciaturas. É composta por seis encontros de uma hora e descreve o desenvolvimento de dois aplicativos, um para cálculos matemáticos e outro com questões de múltipla escolha. Assim, a proposta pedagógica pode ser adaptada para qualquer etapa do ensino fundamental e ensino médio e em qualquer área do conhecimento. No desenvolvimento dos aplicativos sugeridos, diversas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem ser desenvolvidas, como a capacidade de resolver problemas, a cultura digital e o pensamento computacional.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p70

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Published

12/25/2022

How to Cite

Salami, A. D. G., dos Santos, T. da C., & Boff, E. (2022). Proposta pedagógica: introduzindo o pensamento computacional com App Inventor. Scientia Cum Industria, 10(1), 70–73. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11246

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha