Proposta pedagógica: introduzindo o pensamento computacional com App Inventor
Abstract
As tecnologias de informação e comunicação (TDIC) estão presentes na vida das pessoas, em especial dos estudantes. Desta forma é recomendado que os docentes incluam as tecnologias em suas aulas, a fim de adaptar as estratégias de ensino e de aprendizagem ao contexto dos discentes. E, para auxiliar novas práticas pedagógicas, este artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática elaborada para o planejamento docente que visa a programação de aplicativos utilizando o App Inventor. Esta proposta foi aplicada em um curso de extensão para docentes e estudantes de licenciaturas. É composta por seis encontros de uma hora e descreve o desenvolvimento de dois aplicativos, um para cálculos matemáticos e outro com questões de múltipla escolha. Assim, a proposta pedagógica pode ser adaptada para qualquer etapa do ensino fundamental e ensino médio e em qualquer área do conhecimento. No desenvolvimento dos aplicativos sugeridos, diversas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem ser desenvolvidas, como a capacidade de resolver problemas, a cultura digital e o pensamento computacional.
References
L. J. Carvalho and C. R. P. Guimarães. Tecnologia: um recurso facilitador do ensino de Ciências e biologia. In: 8º Encontro Internacional de Formação de professores e 9º Fórum permanente de Inovação Educacional. Aracaju. 2016. Disponível em: <https://ri.ufs.br/handle/riufs/8152>. Acesso em: 08 dez. 2022.
Brasil. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. Brasília, 2018.
T. S. Castro and A. J. Kampff. Realidade aumentada na educação: reflexões iniciais. In: GIRAFFA, Lucia. Recursos digitais na escola. Joaçaba: Unoesc, 2021. p. 129-145.
J. M. WING. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.
D. Machado. Explorando formas de representação e pensamento espacial utilizando o scratch. In: GIRAFFA, Lucia. Recursos digitais na escola. Joaçaba: Unoesc, 2021. p. 129-145.
G. Elmôr-Filho, L. Z. Sauer, N. N. Almeida and V. Villas-Boas. Uma nova sala de aula é possível: aprendizagem ativa na educação em engenharia. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).