Aprendizagem pelos jogos: uma abordagem para o ensino de programação
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e241318Keywords:
Jogos sérios, Aprendizagem pelos jogos, Ensino de programação, Pensamento computacionalAbstract
A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado de programação, principalmente em disciplinas introdutórias. Essas dificuldades normalmente se apresentam nos conceitos básicos da disciplina, como abstração e lógica, para entendimento de algoritmos, e funções e estruturas de repetição, para entendimento da programação em si. Esses problemas poderiam ser amenizados com o ensino de pensamento computacional em turmas de educação básica. Propostas de currículos para essa finalidade, como o da CIEB, existem porém eles ainda não são aplicados. Tendo em vista as dificuldades dos alunos de graduação com o aprendizado de programação, esse trabalho visa propor e avaliar a criação de um jogo sério que possa auxiliar no desenvolvimento do Pensamento Computacional e, consequentemente, auxiliar a aprendizagem das disciplinas iniciais de cursos de tecnologia. As avaliações, realizadas utilizando o método MEEGA+, foram aplicadas em turmas de programação de computadores para validar a aplicação do jogo como ferramenta de auxílio no ensino de programação e estruturas condicionais.
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Copyright (c) 2024 Gabriel Carniel de Oliveira, Elisa Boff
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