As aventuras de Salazar: um serious game para desenvolvimento do Pensamento Computacional

Authors

  • Elisa Boff Universidade de Caxias do Sul
  • Henrique Pagno de Lima Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Este artigo apresenta a modelagem, o desenvolvimento e a avaliação de um serious game para auxiliar crianças a desenvolverem o pensamento computacional. Os serious games tem se tornado cada vez mais populares nos dias de hoje. Isso ocorre principalmente porque proporcionam uma forma divertida e engajante de aprendizagem, trabalhando como um auxílio de ensino para aqueles que o usufruem. O serious game proposto destina-se a um público-alvo específico de seis a oito anos de idade, visando ensinar aos mesmos os conceitos básicos desta forma de pensamento. A seleção desta faixa etária baseou-se na Teoria Cognitiva de Piaget, que estuda a evolução cognitiva do ser humano ao longo do seu desenvolvimento. A metodologia para desenvolvimento seguiu o framework DPE (Design, Play, Experience) estruturar o protótipo do serious game proposto, dividindo-o nas camadas apresentadas pelo framework. O framework é organizado de forma que o objetivo de ensino do serious game seja o foco na criação do mesmo, não permitindo que este seja tomado como segundo plano no projeto. Concluindo, o protótipo de serious game proposto neste trabalho é direcionado a plataformas mobile e objetiva ensinar a crianças os conceitos básicos de lógica para computação de uma forma divertida e interessante.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p23

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Published

2022-12-25

How to Cite

Boff, E., & de Lima, H. P. (2022). As aventuras de Salazar: um serious game para desenvolvimento do Pensamento Computacional. Scientia Cum Industria, 10(1), 23–30. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11238

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha