Concepção de um Objeto de Aprendizagem em Física para Potencializar a Aprendizagem Significativa
Abstract
Na disciplina de Física observa-se dificuldades por parte dos estudantes em compreender e explicar fenômenos, mesmo após vários anos de estudo. A Eletricidade é, em particular, um tópico importante na formação de engenheiros, mas que nem sempre pode ser ensinada de forma experimental. Uma abordagem puramente teórica pode induzir ao estabelecimento de concepções ingênuas ou errôneas pelos estudantes. Diante desse contexto, este trabalho tem o objetivo de descrever o processo de criação de um objeto de aprendizagem (OA) para o ensino de Eletricidade. O planejamento e a criação do OA está fundamentado nos pilares da teoria de Aprendizagem Significativa e da Transposição Informática, visando favorecer a criação de situações com potencial para promover uma aprendizagem significativa. Esta investigação ainda não foi concluída, sendo assim não há resultados sobre a aplicação do OA. Contudo, tem-se a perspectiva de criar um recurso digital para auxiliar os professores e os estudantes a qualificarem, respectivamente, os processos de ensino e de aprendizagem.
References
J. L. Ramos & R. G. Espadeiro. (2014). Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, v. 7, n. 2, p. 4–25.
R. Neto, Ernesto. Didática da matemática. 12ª Ed. São Paulo, Ática, 2010.
H. Pfundt & R. Duit. (1994). Student’s Alternative Frameworks and Science Education. Institute for Science Education. 4. ed. Alemanha: Univ of Kiel.
J. Confrey. A review of the research on students conceptions in mathematics, science, and programming. In: Courtney C. (Ed.) Review of research in education. [S.l.]: American Educational Research Association. [S.l.]: [s.n.], v. 16, p. 3-56, 1990.
Michelene T.H. Chi. Commonsense Conceptions of Emergent Processes: Why Some Misconceptions Are Robust. The Journal of the Learning Sciences Vol. 14, No. 2 (2005), p. 161-199.
Miriam Reiner, James D. Slotta, Michelene T H Chi, Lauren B. Resnick. Naive physics reasoning: A commitment to substance-based conceptions.Cognition and Instruction, 18 (1) , pp. 1-34.2000
Nicolas Balacheff. cKc, a Model to Reason on Learners Conceptions. In: Martinez, M. & Castro Superfine, A (Eds.) Proc of the 35th annual meeting of the North American Chapter of the Intl. Group for the Psychology of Mathematics Education. Chicago, IL: University of Illinois at Chicago, 2013.
Arden Zylbersztajn.Concepções espontâneas em Física Exemplos em Dinâmica e implicações para o ensino Sociedade Brasileira de Física. 10. ed. São Paulo: [s.n.], v. 5, 3 , 16 p. 1983.
J. D. O. Barbosa, S. Paulo, D.P.Rinaldi Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio. [S.l.]: [s.n.], v. 6, 105-122 p. 1999.
H. D. Young, R. A. Freedman, "Física III: Eletromagnetismo, 12a. ed." Pearson, São Paulo, Brasil, 2009.
D. Ausubel, J.Novak e H.Hanesian, “Psicologia Educacional”. Trad. E.Nick, H.Rodrigues, M.A.Fontes e M.G. Maron. Editora Interamericana, Rio de Janeiro, 1980.
J. C. F. Santos. Aprendizagem Significativa. Modalidades de Aprendizagem e o Papel do Professor. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009. 98p.
Marco Antônio Moreira, “Aprendizagem significativa. A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001-2011 (2ª Reimpressão).
Thomas Anserson. Toward a theory of online learning. ANDERSON, T; ELLOUMI, F. (org.) Theory and Practice of Online Learning. Canada: Athabasca University, 2008, p. 33-60.
Frank Bellemain. A transposição informática na Engenharia de Software Educativos. 2000. I SIPEM, 22 a 25 de novembro, Serra Negra (SP).
Kurt Van Lehn. 2006. The Behavior of Tutoring Systems. Int. Journal of Artificial Intelligence. Ed. 16, 3 (Aug. 2006), 227-265.
S. Michelet, J.M. Adam, Vanda Luengo. Adaptive Learning Scenarios for Detection of Misconceptions about Electricity and Remediation. IJET International Journal of Emerging Technologies in Learning, Vol 2, no 1, 2007.
Liane Tarouco, Claraluz Silva, Anita Grando. Fatores que afetam o reuso de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, vol.9, no 1, 2011.
Thiago G. Mendes. Jogos digitais como objetos de aprendizagem: apontamentos para uma metodologia de desenvolvimento. X SBGames, Salvador, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).