Concepção de um Objeto de Aprendizagem em Física para Potencializar a Aprendizagem Significativa

Authors

  • Elisa Boff Universidade de Caxias do Sul
  • Andréa Cantarelli Morales Universidade de Caxias do Sul
  • Carine G. Webber Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Carolina Webber do Prado Lima Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Na disciplina de Física observa-se dificuldades por parte dos estudantes em compreender e explicar fenômenos, mesmo após vários anos de estudo. A Eletricidade é, em particular, um tópico importante na formação de engenheiros, mas que nem sempre pode ser ensinada de forma experimental. Uma abordagem puramente teórica pode induzir ao estabelecimento de concepções ingênuas ou errôneas pelos estudantes. Diante desse contexto, este trabalho tem o objetivo de descrever o processo de criação de um objeto de aprendizagem (OA) para o ensino de Eletricidade. O planejamento e a criação do OA está fundamentado nos pilares da teoria de Aprendizagem Significativa e da Transposição Informática, visando favorecer a criação de situações com potencial para promover uma aprendizagem significativa. Esta investigação ainda não foi concluída, sendo assim não há resultados sobre a aplicação do OA. Contudo, tem-se a perspectiva de criar um recurso digital para auxiliar os professores e os estudantes a qualificarem, respectivamente, os processos de ensino e de aprendizagem.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss1p58

Author Biographies

Elisa Boff, Universidade de Caxias do Sul

Área de Conhecimento em Ciências Exatas e Engenharias

Andréa Cantarelli Morales, Universidade de Caxias do Sul

Área de Conhecimento em Ciências Exatas e Engenharias

Carine G. Webber, Universidade de Caxias do Sul

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Maria Carolina Webber do Prado Lima, Universidade de Caxias do Sul

Área de Conhecimento em Ciências Exatas e Engenharias

References

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Published

07/16/2019

How to Cite

Boff, E., Morales, A. C., Webber, C. G., & Lima, M. C. W. do P. (2019). Concepção de um Objeto de Aprendizagem em Física para Potencializar a Aprendizagem Significativa. Scientia Cum Industria, 7(1), 58–63. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/6995

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha