Inteligência Artificial na escola: rumo às novas experiências computacionais

Authors

  • Carine Webber Universidade de Caxias do Sul
  • Diego Flores Universidade de Caxias do Sul
  • Daniela Fracasso Universidade de Caxias do Sul

Abstract

A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa e desenvolvimento criada a partir da necessidade de ampliar a capacidade das máquinas em resolver problemas e tomar decisões. Experimenta-se a primeira geração de produtos que empregam métodos e técnicas oriundos da área da IA. As aplicações mais populares são observadas em assistentes pessoais e financeiros, robôs, jogos e no georreferenciamento. Fica evidente que o uso das técnicas de IA já integra muitas áreas da vida humana. Por esta razão, diversas iniciativas internacionais têm promovido e estimulado para que o conhecimento sobre a IA sejam estudados desde os primeiros anos escolares. Neste contexto, este artigo propõe um modelo de Experiência Computacional que, integrado ao ensino de componentes curriculares obrigatórios, busca facilitar a compreensão dos métodos e técnicas da IA. Apresenta-se também plataformas de IA, especialmente desenvolvidas para escolas que almejam conhecer mais e dar os primeiros passos nesta direção.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v9iss3p27

Author Biography

Carine Webber, Universidade de Caxias do Sul

É bacharel em física e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Florida Institute of Technology e na University of North Carolina, campus Chapel Hill. Atualmente, é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atua na área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, desenvolve atividades (oficinas, cursos, etc) em ambientes formais e não formais dedicadas ao ensino, em ações de divulgação e popularização da ciência e coordena o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul. Também tem experiência na área de astronomia, com ênfase em astrofísica estelar e observações astronômicas, em particular no estudo da estrutura e evolução de estrelas anãs brancas e estrelas variáveis.

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Published

2021-12-20

How to Cite

Webber, C., Flores, D., & Fracasso, D. (2021). Inteligência Artificial na escola: rumo às novas experiências computacionais. Scientia Cum Industria, 9(3), 27–32. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/10826

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha