Matemática visual e criativa no estudo de frações

Authors

  • Josiana de Góes Pedroso Terres Universidade de Caxias do Sul

Abstract

O presente artigo discorre sobre a aplicação de uma sequência didática, que teve como objetivo empregar diferentes estratégias de aprendizagem, em uma turma do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal, utilizando diferentes materiais, para construção do conceito de fração, e operações com frações, de uma forma mais visual, concreta e prática. O desenvolvimento desta sequência foi fundamentado em um referencial teórico que busca elucidar o quanto as experiências manipulativas e visuais tornam-se um caminho importante para propiciar uma aprendizagem significativa e consistente. Durante a aplicação, muitos resultados positivos emergiram, onde as discussões, contribuições, ideias, e exposições dos estudantes serviram para explicitar as habilidades desenvolvidas e aprimoradas ao longo do processo. A descrição dos dez encontros realizados, são apenas um pequeno exemplo de como, enquanto docentes, podemos propiciar aulas mais significativas e interessantes, despertando o interesse e a participação dos estudantes, através de uma matemática mais visual e criativa.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v9iss3p33

References

Pisa. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Relatório Brasil no Pisa 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf Acesso em 20 de mar. 2021.

J. Boaler. Mentalidades Matemáticas. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2018.

J. Piaget. Psicologia e Pedagogia. Tradução de Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. São Paulo e Rio de Janeiro: Editora Forense, 1970.

J. Boaler. O que a Matemática tem a ver com isso? Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2019.

R. Cosenza, L. B. Guerra. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

M. P. Relvas. Neurociência na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

J. Boaler, J. Munson, C. Williams. Mentalidades Matemáticas na sala de aula. Trad. Sandra M. M. da Rosa. Porto Alegre: Penso, 2020. Vol.2.

Aula de matemática, utilizando Piet Mondrian. Disponível em: Winchy’s World — Today’s math/art lesson in fractions, multiples... (tumblr.com). Acesso em 13 de junho de 2021.

M. V. Zanutto. Plano de Aula: Frações equivalentes - dividindo um terreno. Nova Escola. Disponível em: Frações equivalentes - dividindo um terreno - Planos de aula - 5º ano (novaescola.org.br) Acesso em: 14 de junho de 2021.

Downloads

Published

2021-12-20

How to Cite

Terres, J. de G. P. (2021). Matemática visual e criativa no estudo de frações. Scientia Cum Industria, 9(3), 33–39. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/10839

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha