O papel das Instituições de Ensino na efetivação de um Estado de Direito Socioambiental

Autores/as

  • Necéssio Adriano Santos Adriano Santos
  • Maristela Oliveira de Andrade

Palabras clave:

Estado de Direito Socioambiental. Sustentabilidade. Políticas públicas ambientais. Educação ambiental. Gestão ambiental.

Resumen

O presente artigo analisa o papel das Instituições de Ensino diante dos pressupostos que embasam o Estado de Direito Socioambiental. Após uma abordagem acerca da construção teórica desse novo modelo de Estado, projetado ante o cenário contemporâneo, que objetiva a fomentação da garantia de uma qualidade de vida sob o enfoque ambiental, enfatiza-se a tarefa de disseminar os pressupostos da sustentabilidade, como um papel que não cabe inteiramente ao Estado, mas a toda a coletividade, incluindo as instituições educacionais, públicas ou privadas. Ao final, demonstra que, apesar da previsão legal, a responsabilidade dessas instituições demorou a ser incluída nas políticas públicas educacionais, ocasionando atrasos na implantação de programas voltados à gestão ambiental.

Publicado

2019-07-03

Cómo citar

Adriano Santos, N. A. S., & de Andrade, M. O. (2019). O papel das Instituições de Ensino na efetivação de um Estado de Direito Socioambiental. Revista Derecho Ambiental & Sociedad, 9(1). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/7510

Artículos similares

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.