UM ENSAIO SOBRE VÍCIOS LEGISLATIVOS CONTIDOS NA LEI DE CRIMES AMBIENTAIS À LUZ DO PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE

Autores

  • Luiz Gustavo Gonçalves Ribeiro Escola Superior Dom Helder Câmara
  • Fábio Márcio Piló Silva Escola Superior Dom Helder Câmara

Palavras-chave:

Tutela penal, meio ambiente, Lei 9605/98, vícios, proporcionalidade.

Resumo

Embevecido o legislador pelas preocupações que dominaram o mundo em prol da defesa do meio ambiente, foi editada no Brasil, em 1998, a Lei 9605/98, conhecida como “Lei de Crimes Ambientais”, que criminalizou condutas em nome da proteção ao meio ambiente natural, cultural e artificial-urbano. Todavia, em que pese a boa intenção do legislador, a lei apresenta vícios de forma e conteúdo que ferem o princípio da proporcionalidade em suas dimensões de adequação, necessidade e equilíbrio entre a ofensividade provocada pela conduta e a resposta penal prevista para o agressor do ambiente. A equiparação de condutas que apresentam diferentes níveis de reprovabilidade e a tipificação de ações que encontram espaço mais adequado de proteção em outros ramos do direito representam críticas que devem conduzir a uma modificação legislativa que reflita um processo legislativo mais amadurecido e equilibrado e que consagre, a um só tempo, as necessidades modernas de tutela do direito penal e os princípios clássicos a ele inerentes, em especial o da proporcionalidade. O texto tem por objetivo apresentar, sem pretensão de esgotá-los, os vícios que maculam o diploma legislativo após uma incursão sobre o princípio da proporcionalidade sob a ótica de J.J. Gomes Canotilho. A pesquisa, propositiva que é de reforma legislativa, valeu-se do método comparativo em que cotejados foram os dispositivos da própria lei, isso sem prejuízo da abordagem teórico-jurisprudencial acerca do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Gonçalves Ribeiro, Escola Superior Dom Helder Câmara

- Mestre e Doutor em Ciências Penais pela Universidade Federal de Minas Gerais.

- Promotor de Justiça em Belo Horizonte e membro do Conselho Acad~emico e Científico do Ministério Público de Minas Gerais.

- Professor de Direito Penal Ambiental do Curso de Mestrado em Direito Ambiental da Escola Superior Dom Helder Câmara, onde também leciona na graduação.

Fábio Márcio Piló Silva, Escola Superior Dom Helder Câmara

Mestrando em Direito Ambiental pela Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC). Pós-graduado em Ciências Criminais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM - RJ). Advogado em Belo Horizonte

Publicado

30-03-2014

Como Citar

Ribeiro, L. G. G., & Piló Silva, F. M. (2014). UM ENSAIO SOBRE VÍCIOS LEGISLATIVOS CONTIDOS NA LEI DE CRIMES AMBIENTAIS À LUZ DO PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 4(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/3008

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.