O uso dos planetários na Educação Básica: uma proposta interdisciplinar conectando astronomia e sala de aula

Authors

  • Rudson Da Rosa Pedroso Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul
  • Francisco Catelli Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e241315

Keywords:

Astronomia, planetário, interdisciplinaridade, educação básica

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a utilização de um planetário fixo como ferramenta didática no ensino básico, especificamente a utilização em propostas interdisciplinares, conectando objetos do conhecimento trabalhados em sala de aula com os conteúdos programáticos no planetário. Tradicionalmente associados ao ensino de astronomia, os planetários podem ser estrategicamente utilizados pelos professores para conectar conceitos complexos com suas representações tridimensionais, facilitando a compreensão dos alunos e promovendo uma aprendizagem mais significativa e imersiva. A pesquisa, realizada no Colégio Madre Imilda, envolveu a integração das atividades do planetário com disciplinas como ciências, matemática, geografia e artes. As observações e relatos de professores e alunos indicam que essa abordagem aumentou significativamente o engajamento dos estudantes, facilitando a compreensão de fenômenos complexos e promovendo uma educação mais coerente e conectada. A análise dos resultados destaca a importância da interdisciplinaridade e do uso de recursos visuais imersivos nos processos de ensino e de aprendizagem, sugerindo que a integração de planetários na educação básica pode contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.

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Published

12/24/2024

How to Cite

Pedroso, R. D. R., & Catelli, F. (2024). O uso dos planetários na Educação Básica: uma proposta interdisciplinar conectando astronomia e sala de aula. Scientia Cum Industria, 13(2), e241315. https://doi.org/10.18226/23185279.e241315

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics