A modelagem em uma aplicação da matemática no cálculo do preço pago nos estacionamentos rotativos de Caxias do Sul

Authors

  • Fernanda Marchioro Universidade de Caxias do Sul
  • Laurete Zanol Sauer UCS

Abstract

Esse artigo tem como objetivo abordar o conceito de função definida por partes, de forma contextualizada. As atividades aqui descritas foram realizadas em uma oficina para professores de matemática para o ensino médio, de escolas de abrangência da 4a. Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul. Com base nos valores cobrados em estacionamentos de Caxias do Sul, os participantes foram incentivados a determinar modelos matemáticos para descrever situações-problema apresentadas. Como resposta à atividade, observou-se o envolvimento dos professores participantes na execução da mesma e um entendimento, pela maioria deles, das referidas situações-problema, associando-as ao conceito de função. Podemos afirmar que a aprendizagem de conceitos matemáticos pode tornar-se significativa, com o auxílio da modelagem matemática, pois assim é possível relacionar conteúdos trabalhados em sala de aula com situações do cotidiano.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p184

References

WERNECK, H. Ensinamos demais, Aprendemos de menos.- 14ª edição. – São Paulo: Ed. Vozes, 2002.

BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em http://www.sinepe-pe.org.br/wpcontent/uploads/2012/05/Resolucao_CNE_02_2012_Ensino_Medio.pdf>. Acesso em 03 de fevereiro de 2014.

TRINDADE. J. A. O. Obstáculos Epistemológicos À Aprendizagem Do Conceito De Função. Universidade Federal de Santa Catarina - Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.1996.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da Universidade de Brasília. 1999.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2004.

BASSANEZI, R.C. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2002.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2009.

Reajuste do estacionamento rotativo de Caxias do Sul entra em vigor. http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2015/11/reajuste-do-estacionamento-rotativo-de-caxias-do-sul-entra-em-vigor-4893306.html. Acesso em 12 de setembro de 2016.

BIEMBENGUT, M. S. ; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

Downloads

Published

03/08/2017

How to Cite

Marchioro, F., & Sauer, L. Z. (2017). A modelagem em uma aplicação da matemática no cálculo do preço pago nos estacionamentos rotativos de Caxias do Sul. Scientia Cum Industria, 4(4), 184–187. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4889

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha