Fatorial e números binomiais: abordagem ativa através da sala de aula invertida

Authors

  • Fernanda Marchioro Universidade de Caxias do Sul
  • Isolda Gianni de Lima Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Com o intuito de promover autonomia e maior envolvimento nas atividades propostas para a disciplina de Matemática, foi elaborada uma sequência didática para estudantes do segundo ano do Ensino Médio, com base na metodologia da sala de aula invertida, e cujas propostas partiram de estudos prévios e individuais dos estudantes. Este trabalho relata e interpreta o seu desenvolvimento e aplicação, dialogando com as teorias que orientaram a prática. A sala de aula invertida é uma proposta metodológica que favorece a aprendizagem significativa dos conteúdos, aproveitando o estilo atual dos alunos, que sentem as aulas carentes de envolvimento e significado. A aprendizagem ativa, teoria proposta por Ausubel e principal objetivo da aplicação desta proposta, é aquela em que há protagonismo dos estudantes, que veem o objeto de ensino com criticidade e compreendem os conceitos em relação à sua utilidade e aplicação. Buscou-se, assim, a construção e ressignificação dos conceitos pelo estudante sempre que exposto a uma situação nova, de forma progressiva. O conteúdo trabalhado durante as aulas foi o conceito de fatorial e números binomiais, e a primeira proposta da sequência didática foi a de que os estudantes buscassem, em casa, entender noções básicas sobre o conteúdo que seria trabalhado, por meio de leituras e de algumas questões. Posteriormente, em sala de aula, considerando os estudos iniciais, aprofundou-se o tema com novas atividades e com a ajuda da professora. Para finalizar a proposta, foi solicitado que os alunos realizassem um novo estudo prévio, com algumas questões de preparação, só que, desta vez, com os conceitos de número binomial. Concluiu-se que os alunos se envolveram, encontraram formas de resolver as atividades e, ao final, atingiram o objetivo que era a compreensão do conceito de fatorial e números binomiais para resolver as atividades propostas. Houve indícios, ainda, de que o material foi potencialmente significativo, pois fez com que os alunos utilizassem fatorial em diversas situações apresentadas na forma de problemas, exercícios de aplicação, desafios colaborativos e discussões em pequenos e no grande grupo. Foi possível observar ainda, indícios de reconciliação integradora, pois os alunos atribuíram significado ao conceito de fatorial e puderam aprimorá-lo, aplicando-o em outras situações.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p38

References

J. Bergmann, A. Sams, Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem, Trad. Afonso Celso da Cunha Serra, 1. Ed., LTC, 2016.

M. L. Silva, A. Oliveira, “Ensino-aprendizagem de matemática a partir da sala de aula invertida”, Anais do XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2019.

H. L. G. Honório, L. Scortegagna, “Sala de aula invertida na prática: implementação e avaliação no ensino de matemática”, Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017.

D. P. Ausubel, Aquisição e retenção do conhecimento: uma perspectiva cognitiva, Paralelo, 2003.

J. D. Novak, B. D. Gowin, Aprender a aprender, Trad. Carla Valadares, Plátano Edições Técnicas, 1996.

J. Moran, “Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda”, In.: Bacich e Moran (Org.), Metodologias ativas para uma educação inovadora, Penso, 2018.

PORVIR. “Sala de aula invertida”. Disponível em: https://porvir.org/sala-de-aula-invertida-2/. Acesso em: dez. 2019.

A. I. P. Gómez, Educação na era digital: a escola educativa, Penso, 2015.

E. Filho e col., Uma nova sala de aula é possível: aprendizagem ativa na educação em Engenharia, 1 Ed., LTC, 2019.

Downloads

Published

2020-08-24

How to Cite

Marchioro, F., & Lima, I. G. de. (2020). Fatorial e números binomiais: abordagem ativa através da sala de aula invertida. Scientia Cum Industria, 8(3), 38–43. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8370

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha