Fatorial e números binomiais: abordagem ativa através da sala de aula invertida
Abstract
Com o intuito de promover autonomia e maior envolvimento nas atividades propostas para a disciplina de Matemática, foi elaborada uma sequência didática para estudantes do segundo ano do Ensino Médio, com base na metodologia da sala de aula invertida, e cujas propostas partiram de estudos prévios e individuais dos estudantes. Este trabalho relata e interpreta o seu desenvolvimento e aplicação, dialogando com as teorias que orientaram a prática. A sala de aula invertida é uma proposta metodológica que favorece a aprendizagem significativa dos conteúdos, aproveitando o estilo atual dos alunos, que sentem as aulas carentes de envolvimento e significado. A aprendizagem ativa, teoria proposta por Ausubel e principal objetivo da aplicação desta proposta, é aquela em que há protagonismo dos estudantes, que veem o objeto de ensino com criticidade e compreendem os conceitos em relação à sua utilidade e aplicação. Buscou-se, assim, a construção e ressignificação dos conceitos pelo estudante sempre que exposto a uma situação nova, de forma progressiva. O conteúdo trabalhado durante as aulas foi o conceito de fatorial e números binomiais, e a primeira proposta da sequência didática foi a de que os estudantes buscassem, em casa, entender noções básicas sobre o conteúdo que seria trabalhado, por meio de leituras e de algumas questões. Posteriormente, em sala de aula, considerando os estudos iniciais, aprofundou-se o tema com novas atividades e com a ajuda da professora. Para finalizar a proposta, foi solicitado que os alunos realizassem um novo estudo prévio, com algumas questões de preparação, só que, desta vez, com os conceitos de número binomial. Concluiu-se que os alunos se envolveram, encontraram formas de resolver as atividades e, ao final, atingiram o objetivo que era a compreensão do conceito de fatorial e números binomiais para resolver as atividades propostas. Houve indícios, ainda, de que o material foi potencialmente significativo, pois fez com que os alunos utilizassem fatorial em diversas situações apresentadas na forma de problemas, exercícios de aplicação, desafios colaborativos e discussões em pequenos e no grande grupo. Foi possível observar ainda, indícios de reconciliação integradora, pois os alunos atribuíram significado ao conceito de fatorial e puderam aprimorá-lo, aplicando-o em outras situações.
References
J. Bergmann, A. Sams, Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem, Trad. Afonso Celso da Cunha Serra, 1. Ed., LTC, 2016.
M. L. Silva, A. Oliveira, “Ensino-aprendizagem de matemática a partir da sala de aula invertida”, Anais do XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2019.
H. L. G. Honório, L. Scortegagna, “Sala de aula invertida na prática: implementação e avaliação no ensino de matemática”, Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017.
D. P. Ausubel, Aquisição e retenção do conhecimento: uma perspectiva cognitiva, Paralelo, 2003.
J. D. Novak, B. D. Gowin, Aprender a aprender, Trad. Carla Valadares, Plátano Edições Técnicas, 1996.
J. Moran, “Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda”, In.: Bacich e Moran (Org.), Metodologias ativas para uma educação inovadora, Penso, 2018.
PORVIR. “Sala de aula invertida”. Disponível em: https://porvir.org/sala-de-aula-invertida-2/. Acesso em: dez. 2019.
A. I. P. Gómez, Educação na era digital: a escola educativa, Penso, 2015.
E. Filho e col., Uma nova sala de aula é possível: aprendizagem ativa na educação em Engenharia, 1 Ed., LTC, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).