Matemática, tecnologias digitais e sustentabilidade: uma proposta STEM com App Inventor

Authors

  • Elisa Boff Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1159-5412
  • Lais Primieri Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e251515

Keywords:

Educação STEM, Pensamento computacional, Pensamento matemático, Aprendizagem baseada em projetos

Abstract

A educação atual exige a superação de práticas fragmentadas, demandando a integração de diferentes áreas do conhecimento e o uso produtivo de tecnologias digitais. No Brasil, o baixo desempenho dos estudantes em competências matemáticas básicas reforça a necessidade de repensar métodos e práticas pedagógicas. Este trabalho apresenta uma proposta didática fundamentada na abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que promove uma integração efetiva e interdisciplinar para a resolução de problemas autênticos. A metodologia utiliza o MIT App Inventor como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de aplicativos, tendo como tema central o estudo das energias renováveis e não renováveis. O App Inventor democratiza o acesso à programação por meio de uma linguagem visual baseada em blocos, promovendo o desenvolvimento do pensamento computacional. A proposta, ancorada na Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), visa investigar como a criação de aplicativos nesse contexto pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A relevância da pesquisa é notável por conectar a Matemática à sustentabilidade e por alinhar-se à Agenda 2030, preparando os jovens para os desafios globais.

Author Biography

Elisa Boff, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

Downloads

Published

12/22/2025

How to Cite

(1)
Boff, E.; Primieri, L. Matemática, Tecnologias Digitais E Sustentabilidade: Uma Proposta STEM Com App Inventor. Sci. cum Ind. 2025, 15, e251515.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>