Matemática, tecnologias digitais e sustentabilidade: uma proposta STEM com App Inventor
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e251515Keywords:
Educação STEM, Pensamento computacional, Pensamento matemático, Aprendizagem baseada em projetosAbstract
A educação atual exige a superação de práticas fragmentadas, demandando a integração de diferentes áreas do conhecimento e o uso produtivo de tecnologias digitais. No Brasil, o baixo desempenho dos estudantes em competências matemáticas básicas reforça a necessidade de repensar métodos e práticas pedagógicas. Este trabalho apresenta uma proposta didática fundamentada na abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que promove uma integração efetiva e interdisciplinar para a resolução de problemas autênticos. A metodologia utiliza o MIT App Inventor como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de aplicativos, tendo como tema central o estudo das energias renováveis e não renováveis. O App Inventor democratiza o acesso à programação por meio de uma linguagem visual baseada em blocos, promovendo o desenvolvimento do pensamento computacional. A proposta, ancorada na Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), visa investigar como a criação de aplicativos nesse contexto pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A relevância da pesquisa é notável por conectar a Matemática à sustentabilidade e por alinhar-se à Agenda 2030, preparando os jovens para os desafios globais.
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Copyright (c) 2025 Elisa Boff, Lais Primieri

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