Avaliação de competências da inovação em um game de estratégia

Authors

  • Elisa Boff Universidade de Caxias do Sul
  • Mayara Cechinatto Universidade de Caxias do Sul

Abstract

A Base Nacional Comum Curricular do Brasil (BNCC) define habilidades, competências e atitudes que devem ser desenvolvidas nos estudantes da educação básica. Em função deste movimento, muitos currículos foram adaptados e aprimorados a fim de atender estas diretrizes. De forma complementar, a Pedagogia da Inovação, desenvolvida na Finlândia, propõe um conjunto de competências da inovação que devem ser desenvolvidas nos estudantes do ensino superior. Este artigo apresenta um game de estratégia desenvolvido com o objetivo de avaliar duas das competências da inovação propostas pela Pedagogia da Inovação para estudantes de séries finais do ensino fundamental, a saber: a criatividade e o pensamento crítico. O game desenvolvido é de gênero defesa de torres, no qual o jogador não pode permitir que inimigos ultrapassem uma determinada parte do mapa. O game foi validado por meio de testes com usuários reais e potenciais. O game desenvolvido se mostrou adequado para o público-alvo, tanto em relação a dificuldade quanto em relação ao entendimento das suas mecânicas. Os escores obtidos demonstraram que a ferramenta possui potencial como instrumento de avaliação de competências.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p31

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Published

12/25/2022

How to Cite

Boff, E., & Cechinatto, M. (2022). Avaliação de competências da inovação em um game de estratégia. Scientia Cum Industria, 10(1), 31–38. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11239

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha