Avaliação de competências da inovação em um game de estratégia

Authors

  • Elisa Boff Universidade de Caxias do Sul
  • Mayara Cechinatto Universidade de Caxias do Sul

Abstract

A Base Nacional Comum Curricular do Brasil (BNCC) define habilidades, competências e atitudes que devem ser desenvolvidas nos estudantes da educação básica. Em função deste movimento, muitos currículos foram adaptados e aprimorados a fim de atender estas diretrizes. De forma complementar, a Pedagogia da Inovação, desenvolvida na Finlândia, propõe um conjunto de competências da inovação que devem ser desenvolvidas nos estudantes do ensino superior. Este artigo apresenta um game de estratégia desenvolvido com o objetivo de avaliar duas das competências da inovação propostas pela Pedagogia da Inovação para estudantes de séries finais do ensino fundamental, a saber: a criatividade e o pensamento crítico. O game desenvolvido é de gênero defesa de torres, no qual o jogador não pode permitir que inimigos ultrapassem uma determinada parte do mapa. O game foi validado por meio de testes com usuários reais e potenciais. O game desenvolvido se mostrou adequado para o público-alvo, tanto em relação a dificuldade quanto em relação ao entendimento das suas mecânicas. Os escores obtidos demonstraram que a ferramenta possui potencial como instrumento de avaliação de competências.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p31

References

Batista, G.; Novaes, L. and A. Farbiarz. Jogos: desenvolvendo habilidades e competências. In: Anais do VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. [S.l.: s.n.], 2009. p. 1–8.

R. Butter and W. van Beest. Psychometric validation of a tool for Innovation Competencies Development and Assessment. 2017. Disponível em: <https://www.fincoda.eu/fincoda-blog/2017/3/27/psychometric-validation-of-a-tool-for-innovation-competencies-development>.

J. A. Martin-Garcia; M. A. A. Andres; L. Atares-Huerta; L. E. Aznar-Mas; A. Garcia-Carbonell; F. González-Ladrón-de-Guevara; B. M. Fleta; M. J. Perez-Peñalver and F. Watts. Proposal of a framework for innovation competencies development and assessment (fincoda). Wpom-Working Papers On Operations Management, Universitat Politecnica de Valencia, v. 7, n. 2, p. 119–126, 2016.

T. Konst and L. Kairisto-Mertanen. Pedagogia da Inovação: Preparando Instituições de Ensino Superior para os Desafios Futuros. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2019. 96 p.

R. Rico. Nova Escola. Competências gerais da BNCC. 2020. Online. Disponível na Internet em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/1/conheca-e-entenda-as-competencias-gerais-da-bncc. Acessado em: agosto de 2021.

V. Shute; M. Ventura and M. Stealth Assessment: measuring and supporting learning in vídeo games. Cambridge: The Mit Press, 2013. 102 p.

M. Alcañiz; E. Parra and I. A. C. Giglioli. Virtual reality as an emerging methodology for leadership assessment and training. Frontiers in Psychology, v. 9, p. 1–7, 2018.

V. J. Shute; L. Wang; S. Greiff; W. Zhao and G. Moore. Measuring problem solving skills via stealth assessment in an engaging video game. Computers in Human Behavior, v. 63, p. 106–117, 2016.

R. J. Mislevy; R. G. Almond and J. F. Lukas. A brief introduction to evidence-centered design. ETS Research Report Series, v. 1, p. 1–29, 2003.

V. Shute; Y. J. Kim and R. Razzouk. ECD For Dummies, 2020. Acesso 10.09.2020. Disponível em: <http://myweb.fsu.edu/vshute/ECD.pdf>.

M. M. Riconscente; R. J. Mislevy and S. Corrigan. Evidence-centered design. In: Handbook of Test Development. [S.l.]: Routledge, 2015. p. 40–63.

S. Rogers. Level Up: um guia para o design de grandes jogos. São Paulo: Blucher, 2013. 494 p

Downloads

Published

2022-12-25

How to Cite

Boff, E., & Cechinatto, M. (2022). Avaliação de competências da inovação em um game de estratégia. Scientia Cum Industria, 10(1), 31–38. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11239

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha