UEPS na educação financeira: conexões interdisciplinares para a formação cidadã

Authors

  • Liliane Eitelven Luvisa Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul https://orcid.org/0009-0000-1033-1565
  • Elisa Boff Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e241322

Keywords:

UEPS, Interdisciplinaridade, Educação Financeira, Aprendizagem significativa

Abstract

A constante transformação da sociedade exige que os estudantes desenvolvam competências além do ambiente escolar, destacando-se a Educação Financeira como essencial para a formação cidadã. Este estudo investigou como promover aprendizagens significativas sobre Educação Financeira, integrando empreendedorismo, sustentabilidade, Matemática e Ciências da Natureza. Para isso, foi elaborada e aplicada uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com alunos da terceira série do ensino médio em uma escola de Monte Belo do Sul, RS. O projeto envolveu a produção e comercialização sustentável de sabão caseiro com óleo usado, promovendo a participação ativa dos estudantes. Diários de bordo registraram reflexões e aprendizados. Com base em Ausubel, Moreira, Freinet e Vygotsky, a pesquisa resultou em um e-book para auxiliar professores na implementação da UEPS. Os resultados demonstraram o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, autonomia, criatividade e colaboração, evidenciando aprendizagens significativas e maior engajamento dos estudantes.

Author Biography

Elisa Boff, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

Downloads

Published

01/15/2025

How to Cite

Luvisa, L. E., & Boff, E. (2025). UEPS na educação financeira: conexões interdisciplinares para a formação cidadã. Scientia Cum Industria, 13(2), e241322. https://doi.org/10.18226/23185279.e241322

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics