Promoção do uso de materiais lúdico-manipulativos por meio de UEPS

Authors

  • Ingrid Dal Molin Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul
  • Elisa Boff Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e241325

Keywords:

Materiais lúdico-manipulativos, Repositórios de objetos de aprendizagem, Ensino de matemática, Aprendizagem significativa

Abstract

Promover o uso de materiais lúdico-manipulativos por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) é o objetivo da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Esnino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul. Em ambientes escolares onde a vulnerabilidade econômica se faz presente, os recursos físicos acabam por ser grandes aliados aos professores em seus planejamentos. Assim, utilizando-se de objetos de aprendizagem (OA) para a área da Matemática, do tipo jogos e materiais lúdico-manipulativos é que se pretende estabelecer vínculos consolidados para a evidência de aprendizagens significativas. O produto educacional resultante da pesquisa apresentou à equipe de professores de uma escola municipal o Catálogo Virtual LAB_DID, um repositório digital de materiais lúdico-manipulativos que reúne informações sobre os mesmos organizados pelo padrão de metadados Dublin Core. Dentre as informações contidas nas páginas do catálogo, estão recomendações de uso pedagógico dos objetos de aprendizagem planejadas para serem aplicadas nas oito etapas das UEPS. As propostas foram apresentadas aos professores que puderam testá-las e contribuir com suas percepções a luz da aprendizagem significativa.

Author Biography

Elisa Boff, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

Downloads

Published

01/15/2025

How to Cite

Dal Molin, I., & Boff, E. (2025). Promoção do uso de materiais lúdico-manipulativos por meio de UEPS. Scientia Cum Industria, 13(2), e241325. https://doi.org/10.18226/23185279.e241325

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics