Promoção do uso de materiais lúdico-manipulativos por meio de UEPS
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e241325Keywords:
Materiais lúdico-manipulativos, Repositórios de objetos de aprendizagem, Ensino de matemática, Aprendizagem significativaAbstract
Promover o uso de materiais lúdico-manipulativos por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) é o objetivo da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Esnino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul. Em ambientes escolares onde a vulnerabilidade econômica se faz presente, os recursos físicos acabam por ser grandes aliados aos professores em seus planejamentos. Assim, utilizando-se de objetos de aprendizagem (OA) para a área da Matemática, do tipo jogos e materiais lúdico-manipulativos é que se pretende estabelecer vínculos consolidados para a evidência de aprendizagens significativas. O produto educacional resultante da pesquisa apresentou à equipe de professores de uma escola municipal o Catálogo Virtual LAB_DID, um repositório digital de materiais lúdico-manipulativos que reúne informações sobre os mesmos organizados pelo padrão de metadados Dublin Core. Dentre as informações contidas nas páginas do catálogo, estão recomendações de uso pedagógico dos objetos de aprendizagem planejadas para serem aplicadas nas oito etapas das UEPS. As propostas foram apresentadas aos professores que puderam testá-las e contribuir com suas percepções a luz da aprendizagem significativa.
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Copyright (c) 2025 Ingrid Dal Molin, Elisa Boff
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