Direito e sociobiodiversidade: um estudo sobre o meio ambiente sustentável em tempos de capitalismo insustentável
Keywords:
Desenvolvimento sustentável. Diversidade biológica. Desenvolvimento econômico.Abstract
O escopo é abordar o direito da sociobiodiversidade sob a lente do desenvolvimento sustentável. O direito é o foco de uma perspectiva do perverso e insustentável capitalismo que assola as esferas em escala global. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se a trinômia teoria de base/abordagem, procedimento e técnica. Com base na teoria sistêmico - complexa, observou-se uma abordagem sobre o cenário ambiental e, nesse alicerce, destaca-se um olhar sobre os impactos ambientais produzidos pelo sistema capitalista. A pesquisa tangenciou nas legislações ambientais alinhavadas na discussão do desenvolvimento sustentável e sua relação com desenvolvimento econômico e, como pano de fundo, a relação entre o ser humano e o meio ambiente. Confrontando os fenômenos ambientais que ocorrem no campo jurídico, identificou-se o impasse que ocorre no campo do Direito em relação à sua compreensão histórica em relação aos fatos econômico-sociais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.