Proposta de Plano De Ação para a Estruturação de Conselhos Municipais de Meio Ambiente
Estudo de Caso em um Codema da Região Sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18226/22370021.v12.n1.09Palavras-chave:
gestão ambiental municipal, legislação ambiental.Resumo
Com a descentralização da gestão ambiental por meio da instituição da Política Nacional do Meio Ambiente e com a Constituição de 1988, os municípios se viram obrigados a criarem e estruturarem seus Conselhos Municipais do Meio Ambiente. Todavia, muitos municípios não possuem CODEMA e quando possuem, não estão, de fato, estruturados. Assim, este estudo propõe identificar quais processos precisam ser implementados para promover a estruturação destes órgãos de acordo com a determinação legal. Para isso, realizou-se um estudo de caso único em um CODEMA da Região Sul de Minas Gerais e, por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas, elaborou-se um Plano de Ação para a reestruturação deste órgão. Ao final, constatou-se que é necessário o cumprimento de seis requisitos para estruturação de um CODEMA e que a não realização de assembleias é o principal empecilho durante a aplicação deste Plano de Ação.
Registro DOI: 10.18226/22370021.v12.n1.09
Downloads
Referências
AMARAL, Thaís Pigozzi Codo; PIZELLA, Denise Gallo. Os conselhos municipais de meio ambiente na gestão ambiental: estudo de caso do município de Ilha Solteira (SP). In: XIII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. Poços de Caldas, 2016. Anais...ÁVILA, Rafael Doñate; MALHEIROS, Tadeu Fabricio. O sistema municipal de meio ambiente no Brasil: avanços e desafios. Saúde e Sociedade, v. 21, p. 33-47, 2012. BRASIL. Lei 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1º, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. BRONSTEIN, Michelle Muniz; FONTES FILHO, Joaquim Rubens; PIMENTA, Gabriel Alves. Organização dos Conselhos Municipais: governança e participação da sociedade civil. Interações (Campo Grande), v. 18, n. 1, p. 89-102, 2017.CHIESA, M. A. S. Gestão ambiental: entraves e perspectivas para a municipalização no Estado do Espírito Santo. In: II Congresso Consad de Gestão Pública. Anais... Brasília, 2009. CUZZUOL, Samara Freire Abud. A criação dos fundos ambientais municipais como instrumento de gestão pública local. 2015. Disponível em: https://sfabud.jusbrasil.com.br/Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 12, n. 01, janeiro/abril 2022 (p. 189-207)207artigos/231519900/a-criacao-dos-fundos-ambientais-municipais-como-instrumento-de-gestao-publica-local. Acesso em: 03 mar. 2022.FACIN, M. A. et al. Conselhos ambientais: considerações para fomentar a educação ambiental. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 28, p. 17-31, 2012. FERREIRA, Cristina Maria Soares; FONSECA, Alberto. Análise da participação popular nos conselhos municipais de meio ambiente do Médio Piracicaba (MG). Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 3, p. 239-258, jul-set. 2014
GIARETTA, Juliana Barbosa Zuquer; FERNANDES, Valdir; PHILIPPI JR., Arlindo. Desafios e condicionantes da participação social na gestão ambiental municipal no Brasil. Organ. Soc., Salvador, v. 19, n. 62, p. 527-550, set. 2012. GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.IBGE. Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2015. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais. 2015. IBGE. Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2017. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais. 2017.LEME, Taciana Neto. Os municípios e a política nacional do meio ambiente. Planejamento e políticas públicas, 2, p. 25-52, 2010. LENZI, Eliana Magali. Análise da institucionalização dos conselhos municipais de meio ambiente da região da AMFRI. 2010. 91 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, Centro de Ciências Sociais e Jurídicas, Universidade Vale do Itajaí – Univali, Itajaí, 2010. MALHOTRA, K. Naresh. Pesquisa de Marketing:uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006.MELO, Evanisa Fátima Reginato Quevedo; ROMANINI, Anicoli. A gestão da arborização urbana na cidade de Passo Fundo/RS. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, v. 2, n. 1, p. 1-16, 2019.NOVICKI, Victor; SOUZA, Donaldo Bello de. Políticas públicas de educação ambiental e a atuação dos Conselhos de Meio Ambiente no Brasil: perspectivas e desafios. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, v. 18, n. 69, 2010. PAGOTTO, Mariane Elisa; PIZELLA, Denise Gallo. Municipalização do licenciamento ambiental: uma análise institucional, tendo como estudo de caso o município de Três Lagoas, MS. In: VIII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental Campo Grande/MS. Campo Grande, 2017. Anais...REZENDE, Denis Alcides; ULTRAMARI, Clovis. Plano diretor e planejamento estratégico municipal: introdução teórico-conceitual. Revista de Administração Pública, v. 41, n. 2, p. 255-272, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Direito Ambiental e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.