ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO MUNICÍPIO DE ITABIRA-MG

Autores

  • Amanda Lopes Maciel Graduanda do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá/Itabira-MG
  • Giselle de Paula Queiroz Cunha Professor Adjunto da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI/Itabira – MG

Palavras-chave:

ecologia verde, enquadramento, impactos ambientais, indústria moveleira, licenciamento ambiental.

Resumo

Nos primórdios da década de 1980, o licenciamento tem se tornado um dos principais instrumentos de controle ambiental, o qual introduziu ações preventivas e medidas corretivas de acordo com o empreendimento. A indústria moveleira é considerada uma atividade potencialmente poluidora pela Resolução CONAMA 273/97, sendo objeto de pesquisa em Itabira-MG, cidade que, segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), possui 5  indústrias  licenciadas.  Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi analisar o processo de licenciamento desses empreendimentos e os resultados obtidos, comparados com o enquadramento realizados pelos órgãos competentes da região sudeste, constatando que a SMMA necessita adequar-se, de forma a garantir a conformidade com a Resolução CONAMA 237/97, uma vez que é necessário e obrigatório atender a legislação federal. Bem como, agir de forma mais restritiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Lopes Maciel, Graduanda do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá/Itabira-MG

Graduanda em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Atualmente é integrante do Programa de Educação Tutorial (PET- Ambiental)

Giselle de Paula Queiroz Cunha, Professor Adjunto da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI/Itabira – MG

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (2004) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: uso e ocupação do solo com ênfase em adequação ambiental de proprieddaes agrícolas, análise e avaliação de impactos ambientais de empreeendimentos de geração e transmissão de energia, e avaliação espaço-temporal de qualidade da água.

Downloads

Publicado

05-06-2018

Como Citar

Maciel, A. L., & Cunha, G. de P. Q. (2018). ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DA INDÚSTRIA MOVELEIRA DO MUNICÍPIO DE ITABIRA-MG. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 8(1), 190–210. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/5005

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.