EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO: ESTUDO DE TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

  • Adriano César Zane Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo, SP,
  • Luiz Carlos Santana Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamento de Educação.

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Direito. Estado da Arte. Teses e dissertações em educação ambiental.

Resumo

A pesquisa aqui retratada resulta de investigação da produção acadêmica (tese e dissertações) em Educação Ambiental (EA) produzidas em programas de pós-graduação (PPG) em Direito no Brasil, utilizando do banco de dados do Projeto A Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica”, também chamado de Projeto EARTE (Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental). Ao estudarmos as pesquisas produzidas em PPG em Direito que trabalharam a temática ambiental, não podemos esquecer do contexto em que foram produzidas. Daí nossa intenção de investigar e caracterizar o contexto de produção dessas pesquisas, enfocando as análises relacionada com os objetivos, referenciais teórico-metodológicos, os referenciais bibliográficos e a legislação ambiental utilizadas pelos pesquisadores.

Biografia do Autor

Adriano César Zane, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo, SP,

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais - Faculdades Integradas da Fundação de Ensino Octávio Bastos (2000), especialização em Direito Civil (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Câmpus Rio Claro (2017). Professor na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (FEUC - Faculdade Euclides da Cunha). Advogado atuante nas áreas de direito civil, penal e ambiental. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental e estado da arte com teses e dissertações. Integra os grupos de pesquisas: EARTE - A Educação Ambiental no Brasil: Análise da produção acadêmica (dissertações e teses), projeto interinstitucional entre as universidades (UNESP - Rio Claro, UNICAMP Campinas, USP Ribeirão Preto, UFF, IFSP, UFPR e UFTM) e do grupo: A temática ambiental e o processo educativo da Unesp de Rio Claro. 

Luiz Carlos Santana, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamento de Educação.

Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação do INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS da UNESP de Rio Claro possui graduação em Filosofia pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (1980), mestrado em Educação pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (1988) e doutorado em Educação pela mesma universidade (1997). Atualmente é Professor Assistente Doutor II da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO, campus de Rio Claro - SP. Tem experiência de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente com os seguintes temas: concepções e práticas de educação ambiental; concepções de educação, de natureza e de educação ambiental; ambientalização curricular; produção científica sobre educação ambiental; Pesquisa em Educação Ambiental e Políticas Públicas. É membro do Grupo de Pesquisa "A Temática Ambiental e o Processo Educativo" (CNPq), é um dos Editores da Revista PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ISSN 2177-580X)

Publicado

2019-10-31

Como Citar

Zane, A. C., & Santana, L. C. (2019). EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO: ESTUDO DE TESES E DISSERTAÇÕES. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 9(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/6864