DA CIDADANIA AMBIENTAL À EDUCAÇÃO AMBIENTAL POLÍTICA: DESAFIOS NA PESCA ARTESANAL EM RIO GRANDE/RS E SÃO JOSÉ DO NORTE/RS
Palavras-chave:
Cidadania ambiental, Educação Ambiental, pesca artesanalResumo
O presente artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Desencontros legais e morais na pesca artesanal: a Educação Ambiental política para a transformação socioambiental em Rio Grande/RS e São José do Norte/RS”. Tem por objetivo apresentar os desafios enfrentados pelos pescadores artesanais das cidades do Rio Grande/RS e de São José do Norte/RS para o exercício de sua cidadania ambiental na atividade pesqueira, e como a Educação Ambiental, enquanto educação política, pode ser utilizada como ferramenta para a reversão da crise socioambiental vivenciada na pesca da região. O estudo foi feito por meio de levantamento bibliográfico e documental, bem como aplicação de grupos focais em quatro comunidades pesqueiras na região de estudo. Os resultados indicaram a importância da introdução da Educação Ambiental política para o empoderamento dos pescadores artesanais e o desenvolvimento de sua cidadania participativa nos processos de gestão na pesca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.