CIDADANIA AMBIENTAL: FUNDAMENTOS ÉTICOS PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
Palavras-chave:
Direito, Meio Ambiente, Ética, Cidadania, Cidadania Ambiental.Resumo
O artigo tem por objeto a noção de Cidadania Ambiental, considerando a relação moderna e necessária entre o conceito clássico de Cidadania e sua relação com os fenômenos da Globalização e da Transnacionalidade. Busca-se, por conseguinte, resgatar eticamente a Cidadania. Nesse sentido, o artigo problematiza: a Ética pode ser considerada como o fundamento da Cidadania Ambiental? A hipótese apresentada sugere, positivamente, que a Ética pode ser fundamento da Cidadania Ambiental se visualizada no seu sentido de alteridade, a partir da ideia de uma sociedade sustentável. É objetivo geral da pesquisa demonstrar que a Ética é um fundamento capaz de concretizar a Cidadania Ambiental, principalmente a partir do fortalecimento de vínculos que unem a humanidade com os demais seres vivos. A pesquisa utiliza-se do método indutivo e da técnica de pesquisa bibliográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.