A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA (RE) PENSAR OS DESAFIOS DA REDE DE TUTELA DE ANIMAIS SILVESTRES NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

  • GREICI MAIA BEHLING Universidade Federal de Pelotas Instituto de Biologia Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais
  • Vanessa Hernandez Caporlingua Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica. Gestão de fauna. Rede de tutela de animais silvestres.

Resumo

Devido a problemas estruturais e políticos, a gestão de fauna silvestre apresenta resultados ineficazes na proteção dos animais, necessitando de ações educativas como estratégia de intervenção. Este artigo objetivou compreender os olhares dos agentes da rede de tutela dos animais silvestres e debater contribuições para a gestão de fauna a partir da Educação Ambiental Crítica. A abordagem metodológica qualitativa escolhida foi o Estudo de Caso, realizado na área de abrangência do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre da Universidade Federal de Pelotas, situado na região sul do Brasil e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, submetidas à Análise Textual Discursiva. Como resultado, obtiveram-se indicações para superar os desafios elencados: a necessidade de formação continuada dos agentes, de investimentos na gestão de fauna e o desenvolvimento integrado de programas de Educação Ambiental.

Biografia do Autor

GREICI MAIA BEHLING, Universidade Federal de Pelotas Instituto de Biologia Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais

Bióloga

Especialista em Direito Ambiental

Mestre e Doutora em Educação Ambiental

Instituto de Biologia - Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre

Vanessa Hernandez Caporlingua, Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande - Furg (1991), mestrado e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - Furg (2001 e 2010). Professora e pesquisadora da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, na Universidade Federal do Rio Grande - Furg. Tem experiência na área da Educação Ambiental e do Direito, com ênfase em Direito Processual Civil e Direito Ambiental.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

BEHLING, G. M., & Caporlingua, V. H. (2022). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA (RE) PENSAR OS DESAFIOS DA REDE DE TUTELA DE ANIMAIS SILVESTRES NA REGIÃO SUL DO BRASIL. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 12(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/9081