A educação ambiental crítica para (re)pensar os desafios da rede de tutela de animais silvestres na região sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18226/22370021.v12.n2.15Palavras-chave:
Educação ambiental crítica, Gestão de fauna, Rede de tutela de animais silvestresResumo
Devido a problemas estruturais e políticos, a gestão de fauna silvestre apresenta resultados ineficazes na proteção dos animais, necessitando de ações educativas como estratégia de intervenção. Este artigo objetivou compreender os olhares dos agentes da rede de tutela dos animais silvestres e debater contribuições para a gestão de fauna a partir da Educação Ambiental Crítica. A abordagem metodológica qualitativa escolhida foi o Estudo de Caso, realizado na área de abrangência do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre da Universidade Federal de Pelotas, situado na região sul do Brasil e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, submetidas à Análise Textual Discursiva. Como resultado, obtiveram-se indicações para superar os desafios elencados: a necessidade de formação continuada dos agentes, de investimentos na gestão de fauna e o desenvolvimento integrado de programas de Educação Ambiental.
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