v. 26 (2021)

					Visualizar v. 26 (2021)
    
Publicado: 2021-10-19

Apresentação

Artigos

  • Interculturalidade: uma experiência da troca de cartas entre alunos do Brasil e do Japão

    Giovana Fernanda Bruschi, Izabel Cristina Durli Menin, Marcos Villela Pereira
    e021009
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021009
  • Dos ideários neoliberais à constituição de políticas de formação docente brasileira: tempos de recessão ideológica ou alienação mercadológica?

    Anderson Cristian Barreto, Maria Luisa Costa, Vânia de Fátima Matias Souza
    e021010
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021010
  • Inconscio, mente e uomo: psicologia e filosofia

    Gianfranco Bosio
    e021011
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021011
  • O problema da normatividade na teoria do reconhecimento de Honneth

    Odair Camati
    e021012
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021012
  • O governo de si, dos outros e das almas: um breve estudo sobre técnicas disciplinares

    Elisete Medianeira Tomazetti, Jéssica Erd Ribas, Gilberto Oliari
    e021013
  • Uma política do corpo como alvo das tecnologias de poder em Michel Foucault: tensionamentos aos discursos que circulam na revista AnaMaria

    Bárbara Hees Garré, Suélem Costa
    e021014
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021014
  • Bullying a partir de uma narrativa biográfica: família e escola no cerne da questão

    Milena Aragão
    e021015
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021015
  • A educação em direitos humanos nos cursos jurídicos do Estado de Alagoas e seus reflexos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: um estudo de caso

    Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Edna Cristina do Prado
    e021016
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021016
  • A descolonização do pensamento e a perspectiva em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

    Ana Paula Nascimento Lourenço, Antônio Haliski, Rogério Baptistella
    e021017
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021017
  • Crítica da concepção de liberdade segundo o neorrepublicanismo de Pettit

    Aylton Barbieri Durão
    e021018
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021018
  • Extensão rural: método para as tipologias de ação extensionista

    Leonel Piovezana, Juliano Vitória Domingues
    e021019
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021019
  • Singularidade privada, vida cotidiana e necessidade religiosa: anotações lukacsianas sobre a arte

    José Deribaldo Gomes dos Santos
    e021020
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021020
  • C. S. Lewis e uma crítica à educação promovedora de abolição do homem

    João Batista Andrade Filho, Evanildo Costeski
    e021022
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021022
  • Estágios supervisionados de enfermagem e a dimensão humana da formação na concepção dos docentes

    Ana Lúcia Leal, Alexsandra Tenório de Melo
    e021023
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021023
  • Educação para o pensar: uma análise epistemológica do método dialético-socrático aplicado à pragmática filosófica de Lipman

    Edson Ferreira da Costa
    e021026
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021026
  • Letramento, um termo em disputa? As contribuições do materialismo histórico-dialético para esse debate

    Andréa Wahlbrink Padilha da Silva, Conceição Paludo
    e021027
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021027
  • Educação, formação humana e ética: desafios à política educacional no contexto do neoliberalismo ortodoxo no Brasil

    Magda Gisela Cruz dos Santos, Leonardo Dorneles Gonçalves, Paulo Eduardo Dias Taddei
    e021028
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021028
  • Tensor: o que passa na escrileitura?

    Róger Albernaz De Araujo, Tamires Guedes dos Santos
    e021029
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021029
  • A genealogia como expansão da crítica no pensamento de Michel Foucault

    Kelin Valeirão, Belkis Souza Bandeira, Júlia Bandeira Schmidt
    e021030
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021030
  • Juventude, gênio e romantismo em Walter Benjamin

    Priscilla Stuart da Silva
    e021031
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021031
  • A atualidade do pensamento pedagógico de Otto Willmann

    Luís Vaz de Campos Moreira Tourinho, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Jardelino Menegat
    e021032
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021032
  • Espólios filosóficos na Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio: a dimensão ética

    Ester Maria Heuser, Adriana Muniz Dias
    e021033
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021033
  • Embrutecimento ou emancipação: A relação entre professor e aluno em sala de aula a partir de diferentes enquadramentos

    Wanderley Cardoso Oliveira, Samara Almeida de Oliveira
    e021034
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021034
  • Reconhecimento, consenso, realização, dignidade e pessoa moral: algumas categorias importantes para o entendimento do agir ético e da vida ética segundo Lima Vaz

    Paulo César Nodari, Leandro Baptistella Casagrande
    e021035
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021035
  • Desigualdade e Educação: mais uma revolução inacabada?

    Danilo Romeu Streck
    e021036
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021036
  • Transtorno opositor desafiador: relações de poder na sociedade governamentalizadora

    Vanessa Regina de Oliveira Martins, Mariana Peres Morais, Bianca Salles Conceição
    e021037
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021037
  • Educação na sociedade da informação: contribuições para uma prática emancipatória

    Cleonara Maria Schwartz, Patrícia Veronesi Batista
    e021038
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021038
  • Avaliação da educação: o uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no contexto escolar

    Sandra Lúcia Ferreira, Luiz Dalmacir da Silveira
    e021039
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021039

Resenhas

  • NEGRI, Antonio. Deleuze e Guattari: uma filosofia para o século XXI

    Darlan Silvestrin
    e021024
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021024
  • LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da decepção. Entrevista coordenada por Bertrand Richard.

    Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte
    e021025
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021025