Reconhecimento, consenso, realização, dignidade e pessoa moral: algumas categorias importantes para o entendimento do agir ético e da vida ética segundo Lima Vaz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021035

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar algumas categorias importantes da ética de Lima Vaz, tais como: reconhecimento, consenso, realização, dignidade e pessoa moral, a fim de provar a ideia de que não há agir ético na comunidade ética senão reconhecendo que os sujeitos éticos precisam reconhecer, reciprocamente, a dignidade de todo ser humano e consentir na busca do Bem. Para tanto, objetiva-se articular o texto em três momentos: primeiro, busca-se argumentar que o ser humano, como ser estrutural (ser-em-si) e ser relacional (ser-para), quer realizar-se como tal; segundo, trata-se de mostrar que o agir ético se efetiva dialeticamente, no seio e na vida da comunidade, que assume como fim (telos) o horizonte do Bem no qual o sujeito ético alcança sua realização; e, terceiro, apresentar a categoria de pessoa moral como o coroamento da ética de Lima Vaz, uma vez que realizar a própria vida supõe, fundamentalmente, um apelo ao ser humano para se tornar, no plano do dever ser, ou seja, no plano da ética, aquilo que já é no plano ontológico, a saber, pessoa.

Palavras-chave: Lima Vaz. Consenso. Realização. Dignidade. Pessoa moral.

Biografia do Autor

Paulo César Nodari, Universidade de Caxias do Sul

Nascido em Nova Roma do Sul

Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Teologia na Pontirícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestrado em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com Sanduíche de 2 anos na Universidade de Tübingen, Alemanha

Professor no Centro de Filosofia e Educação (CEFE) na Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde agosto de 2004

Leandro Baptistella Casagrande, Formado em Filosofia pela UCS

Natural de Monte Belo do Sul

Graduado em Filosofia pela UCS

Referências

REFERÊNCIAS

BOFF, Clodovis. O livro do sentido. Qual é, afinal, o sentido da vida (parte teórico-construtiva). Volume II. São Paulo: Paulus, 2018.

HERRERO, Francisco Javier. A Ética Filosófica de Henrique Cláudio de Lima Vaz. Síntese. V 39, Nº 125, 2012: pp. 393-432.

LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Antropologia Filosófica I. São Paulo: Loyola, 1991.

LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Antropologia Filosófica II. São Paulo: Loyola, 1992.

LIMA VAZ, Cláudio Henrique de. Escritos de filosofia II: Ética e cultura. São Paulo: Loyola, 1993. (EF II)

LIMA VAZ, Cláudio Henrique de. Escritos de filosofia V:Introdução à Ética Filosófica II. São Paulo: Loyola, 2000. (EF V)

OLIVEIRA, Cláudia Maria Rocha de. Metafísica e Ética: a filosofia da pessoa em Lima Vaz como resposta ao niilismo contemporâneo. São Paulo: Loyola, 2013.

OLIVEIRA, Cláudia Maria Rocha de; CARDOSO, Delmar. Ação ética intersubjetiva na ética filosófica de Lima Vaz. Síntese. V 35, Nº 113, 2008: pp. 405-422.

RIBEIRO, Elton Vitoriano. Reconhecimento ético e virtudes. São Paulo: Loyola, 2012.

RIBEIRO, Elton Vitoriano. A categoria da justiça: momento fundamental de realização da comunidade humana como comunidade ética segundo Lima Vaz. Argumentos. Ano 3, Nº 6, 2011: pp. 70-78.

SOUSA, Maria Celeste de. Comunidade Ética: reconhecimento, consenso e sociedade em Henrique Cláudio de Lima Vaz. São Paulo: PUC-SP, 2009. 238 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2021-10-19

Como Citar

Nodari, P. C., & Casagrande, L. B. (2021). Reconhecimento, consenso, realização, dignidade e pessoa moral: algumas categorias importantes para o entendimento do agir ético e da vida ética segundo Lima Vaz. CONJECTURA: Filosofia E educação, 26, e021035. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021035

Edição

Seção

Artigos