Extensão rural: método para as tipologias de ação extensionista

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DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021019

Resumo

O artigo apresenta o método documentário para extensão rural, identificando tipologias da ação extensionista. É um estudo de caso e dos pressupostos da ação dos extensionistas rurais e da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. O método documentário possibilitou produzir informações com entrevistas narrativas referenciado por um roteiro. A análise de informações se desenvolveu a partir de cinco etapas: organização temática; interpretação formulada; interpretação refletida; análise comparativa; e construção de tipologias. O estudo aponta para três tipologias: extensionistas de tipo especialista com atuação individual; generalista com atuação individual; e generalista com atuação grupal. O resultado revelou uma estrutura básica de atuação profissional e, ademais, responde à questão: Por que os extensionistas fazem o que fazem, isto é, porque são mais ou menos dedicados à política nacional?

Palavras-chave: Extensão rural. Tipologias. Extensionista. Método documentário

Biografia do Autor

Leonel Piovezana, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Possui graduação em História e Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984), especialização em História e Geografia pela UFSC - Doutorado em Desenvolvimento Regional com a Tese intitulada: Território Kaingang na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul - Territorialidades em confronto (UNISC, 2010) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000) Dissertação: Educação e Cultura na Terra Indígena Xapecó. Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária da região de Chapecó do Programas de Mestrado em Educação da Unochapecó, autor dos projetos e coordenador desde 2009 até janeiro de 2014 dos cursos de Licenciaturas Intercultural Indígena. Tem experiência na área de História e Geografia, com ênfase em Teoria do Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, espaço social, plano diretor municipal, meio ambiente, educação escolar indígena, educação superior indígena, cultura e Monitoramento das interferências sobre as populações indígenas da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul e PDI - Plano de desenvolvimento Institucional. Membro da Proposta Curricular do Estado de SC 1991 e 1998/2005 e consultor para atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina de 2014 sobre a educação indígena. Foi Coordenador da Licenciatura em Ciências da Religião de 2014 a 2018 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação da Unochapecó 2016 a 2018. Foi coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - FONAPER - Gestão Biênio 2014 a 2016. Especialista da Base Nacional Comum Curricular 2014-2016. Em 02 de fevereiro de 2018 toma posse como Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó. 

Juliano Vitória Domingues, Departamento de Zootecnia Universidade do Estado de Santa Catarina

Engenheiro Agrônomo (2013), especialista em Levantamentos Geodésicos e Georreferenciamento de imóveis Rurais e Urbanos (2014) e Mestre em Educação (2017) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Tem experiência na área de Agronomia atuando nos seguintes temas: extensão rural, agricultura orgânica e agroecologia. Professor Colaborador de Instalação na Produção Animal e de Agroecologia na UDESC. 

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Piovezana, L., & Domingues, J. V. (2021). Extensão rural: método para as tipologias de ação extensionista. CONJECTURA: Filosofia E educação, 26, e021019. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021019

Edição

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Artigos