Educação na sociedade da informação: contribuições para uma prática emancipatória

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DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021038

Resumo

Este artigo trata da educação no contexto da sociedade da informação, visa a identificar desafios que recaem sobre o campo educacional, principalmente no que se refere à instrumentalização da educação pelo capital, às implicações que acometem a formação e a atuação docente, assim como influências da expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação, reverberando nas atuais formas de conceber os processos educativos. Desafios, esses, evidenciados à luz da Teoria Crítica, mais especificamente, apoiados nas categorias conceituais Bildung (formação) e Halbbildung (semiformação) de Adorno, no ensaio Teoria da semicultura (2005). Compreende uma pesquisa bibliográfica, de caráter analítico, que possibilitou dialogar com estudiosos de Theodor Adorno e da Teoria Crítica, defendendo as discussões em torno da semiformação institucionalizada e da falência da formação ante as interferências da indústria cultural, como forma de resistir às forças opressivas e de padronização impostas pela ordem vigente. Entende que a educação, na sociedade da informação se encontra, em muitos aspectos, vinculada aos interesses econômicos e ideológicos neoliberais, resultando na semiformação, comprometendo a verdadeira missão do ensino escolar e uma ampla formação humana, resultando na semiformação, na desvalorização e no esvaziamento do papel de importância das instituições e dos profissionais da educação. Conclui que a educação utilitarista e pragmática contribui para a permanência de um arranjo social que conduz os sujeitos à inabilidade crítica, à perda de identidade, à submissão, à insensibilidade em relação a si e aos outros, ao retrocesso e à limitação da potencialidade humana, que, uma vez alienada, impede o rompimento com os processos de manipulação e padronização de comportamentos que conduzem à barbárie.

Palavras-chave: Educação. Sociedade da informação. Formação. Semiformação. Educação emancipatória.

Biografia do Autor

Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em Educação pela USP. Professora Adjunta da Ufes / Centro de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação (Ufes). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, vinculado ao CNPq. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales).

Patrícia Veronesi Batista, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Mestranda em Educação, bacharel em Biblioteconomia, licenciada em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa e especialista em Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para Formação de Professores (toda formação pela Ufes).

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Schwartz, C. M., & Batista, P. V. (2021). Educação na sociedade da informação: contribuições para uma prática emancipatória. CONJECTURA: Filosofia E educação, 26, e021038. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021038

Edição

Seção

Artigos