v. 25 (2020): Dossiê: Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica: preocupações e tendências atuais

					Visualizar v. 25 (2020): Dossiê: Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica: preocupações e tendências atuais
Publicado: 2020-04-15

Apresentação

Artigos

  • Are we living the end of democracy? A defence of the ‘free’ time of the university and school in an era of authoritarian capitalism

    Carl Anders Säfström
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.1
  • Moralidade, biopolítica e educação em tempos de pós-verdade

    Amarildo Luiz Trevisan
    17-33
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.2
  • As Ciências Humanas em tempos de mercantilização da educação

    Paulo Sérgio Gomes Soares
    34-54
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.3
  • Racionalidade instrumental e metafísica: perspectivas, análises e educação na contemporaneidade

    João Vicente Hadich Ferreira, Sinésio Ferraz Bueno
    55-77
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v23.dossie.4
  • Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta

    Ana Lúcia Souza de Freitas, Ana Paula Bopp de Mello
    78-89
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.5
  • Educação para a universalidade e para a não violência segundo Eric Weil

    Paulo César Nodari, Marcelo Larger Carneiro
    90-118
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.6
  • As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violências Escolares na rede pública estadual de Viamão: desafios e perspectivas

    Cibele Cheron
    119-141
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.7
  • A estética de Georg Lukács: pressupostos para a prática escolar

    Carlos Henrique Ferreira Magalhães
    142-154
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.8
  • Educação, estética e metamorfoses pedagógicas

    Helenara Plaszewski, Mirela Ribeiro Meira
    155-170
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.9
  • Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação

    Bernadete Maria Dalmolin, Robert Filipe dos Passos, silvana Ribeiro
    171-186
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.10
  • A Pedagogia Crítica segundo Nietzsche

    Anderson Luiz Tedesco, Jordan Vilar
    187-206
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.11
  • Contribuições críticas sobre a produção científica na atualidade

    Aline Accorssi, Julia Clasen, Anelise Fernandes Silveira
    207-221
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.12
  • Discussões sobre o genocídio da juventude negra brasileira à luz de Frantz Fanton

    Cristiane Silveira Santos, Alexandre Anselmo Guilherme
    222-239
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.13
  • Diálogos entre neoliberalismo, política e educação: docência em pauta na América Latina

    Viviane Klaus, João Abel Pasini Leandro
    240-257
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.14
  • Razão crítica e emancipação no contexto da Educação do Campo: contribuições filosóficas

    Maurício Fernandes
    258-273
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.15
  • Paradoxo mercantilização do Ensino Superior e formação profissional humana: uma crítica a partir das contribuições de Paulo Freire

    Nilda Stecanela, Marcia Speguen de Quadros Piccoli
    274-293
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.16
  • Trajetórias biográficas de mulheres feministas atuantes em movimentos sociais

    Márcia Alves Silva, Adriana Lessa Cardoso
    294-307
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.17
  • Interpretação do modelo social de deficiência a partir do conceito de normalidade de Canguilhem

    Naim Rodrigues de Araújo, Charles Moreira Cunha
    308-331
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.18