Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.10

Resumo

Este artigo aborda o conceito de Cartografia Social no contexto
da Educação, compreendendo que essa pode ser uma ferramenta potente
neste campo. Ainda: interessa compreender de que modo a Arte e a dimensão
estética são capazes de ser utilizadas como ferramenta nesse mesmo contexto.
Assim, o objetivo deste texto é entender de que modo a cartografia social é
capaz de potencializar a construção de uma Estética da Educação. A discussão
é apresentada a partir de três seções distintas que irão explorar o tema em
questão. A primeira seção apresenta o conceito de Cartografia Social,
estratégia metodológica de pesquisa-intervenção que visa a construir mapas 

vivos e fluxos de vida, apresentando a composição de territórios existenciais
na sua dinamicidade e multiplicidade. A segunda seção busca demonstrar de que modo a experiência, na perspectiva da Cartografia Social, produz sujeito e objeto em meio ao seu processo, permitindo, assim, que possamos pensar a produção de modos de vida que tenham como intenção fazer dessa uma obra de arte. Para isso, utilizamos o conceito foucaultiano de “cuidado de si” como exercício de produção de uma vida que se pretenda obra de arte. Por fim, na terceira seção, apresentamos a ideia de Cartografia Social como dispositivo à produção de uma Estética da Educação. Para exemplificar tal possibilidade, apresentamos uma cartografia realizada com crianças, na qual desenharam um personagem fictício do seu bairro. Constatamos que a experiência de desenhar e de criar o personagem em si, oferecem a oportunidade de cartografar outros mundos possíveis a partir do exercício imaginativo, possibilitando a composição de uma Estética da Educação.

  

Biografia do Autor

Bernadete Maria Dalmolin, Universidade de Passo Fundo

Reitora da Universidade de Passo Fundo/RS, gestão (2018/2022). Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (1988), residência em Saúde Mental Coletiva (1992), especialização em Administração Estratégica em Saúde Mental Coletiva (1994), mestrado em Saúde Pública (1998) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2004) e curso de MBA em Gestão do Ensino Superior (2015). Atua como docente e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo/RS, desenvolvendo suas atividades nas áreas de Saúde Coletiva e Saúde Mental. Foi Vice Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, nos anos de 2012 a 2018. 

  

Robert Filipe dos Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2013). Mestre Em Psicologia Social e Institucional pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professor do Curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo na área de Psicologia Institucional e Doutorando em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.  

silvana Ribeiro, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Serviço Social pela Universidade de Passo Fundo, integrante do projeto de pesquisa Formação Humana, Cultura e Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.   

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RIBEIRO, Silvana. Diário de Campo. 2019.

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Publicado

2020-04-15

Como Citar

Dalmolin, B. M., Passos, R. F. dos, & Ribeiro, silvana. (2020). Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, 171–186. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.10