Racionalidade instrumental e metafísica: perspectivas, análises e educação na contemporaneidade

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DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v23.dossie.4

Resumo

Este ensaio tem como base inicial o conflito estabelecido a partir da visão mecanicista da natureza na ciência moderna, contraposto ao finalismo metafísico anterior. Nesse viés, interessa-nos seus desdobramentos com o surgimento daquilo que Adorno e Horkheimer chamaram de razão instrumental e os comprometimentos que parecem estar subjacentes nas bases do processo educativo contemporâneo. Pautado mais pelo pragmatismo econômico e cientificista do que na percepção da Educação como um processo humanizador e emancipador, encontramos um mundo cada vez mais avançado tecnologicamente, interconectado e pretensamente socializado virtualmente, mas, em paradoxo, vivencia retrocessos no campo das conquistas políticas e sociais. A partir da Revolução Científica na Modernidade e de suas bases mecanicistas, o mundo interpretado na perspectiva da razão subjetiva – entenda-se instrumental, como nos esclarece Horkheimer (2015) – passa a ser compreendido mecanicamente, desconsiderando-se sua finalidade ou o finalismo das coisas. O controle da natureza, daquilo que nos assustava e do homem, em sua condição de racionalidade, tomado pelo processo civilizatório e esclarecedor, transformou-se, ao longo dos anos, numa racionalidade não emancipatória, mas instrumentalizadora da nossa própria existência, condição que permitiu o surgimento do fascismo e que continua a alimentar e manifestar os sinais da barbárie que ainda paira no horizonte, como já nos alertava Adorno em Educação após Auschwitz (1995). Entendido como um fenômeno projetivo pelo filósofo, a partir de uma patologia narcísica, o discurso fascista traz, em sua base, o conceito de “estranho e familiar”, em que o outro é o diferente que lembra ao agressor as próprias mazelas, aquelas com as quais ele não lida e que espelham a si mesmo. Catalisado pelo discurso de ódio disseminado de forma repetida pelo líder, o in-group dos fascistas encontra, no out-group, os grandes inimigos. Implantar seu projeto, sua ideologia, é o que está em jogo. Na contramão, talvez pensar a Educação como elemento de ruptura e desnudamento das contradições que são ocultadas numa sociedade pautada pelo mecanicismo moderno e regulada por uma racionalidade instrumental que coisifica as consciências e manifesta, em seu uso cotidiano, a administração do existente e não suas possibilidades emancipatórias.

  

Biografia do Autor

João Vicente Hadich Ferreira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Professor Assistente do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP / Campus de Cornélio Procópio. Disciplinas de Filosofia na Área de Educação, Sociedade e Formação Humana. Líder do Grupo de Pesquisa “Saberes e Fazeres da Docência” (UENP) e integrante do Grupo de Pesquisa “Teoria Crítica: Filosofia, Educação e Cultura” (UNESP).  

Sinésio Ferraz Bueno, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Professor doutor em Filosofia da Educação, atuando como professor do Departamento de Filosofia e da Pós-graduação em Educação da UNESP de Marília-SP. Especialista em Teoria Crítica e Educação, atualmente desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: Teoria Crítica, fascismo e Psicanálise; Teoria Crítica e pós-estruturalismo: uma confrontação conceitual. Líder do Grupo de Pesquisas "Teoria Crítica: Filosofia, Educação e Cultura" (UNESP).  

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Trad. de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor W. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Trad. de Verlaine Freitas. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor W.; SIMPSON, G. Sobre a música popular. In.: Theodor W. Adorno: sociologia. Org.: Gabriel Cohn. São Paulo: Editora Ática, 1986.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Trad. Carlos Henrique Pissardo. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

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Publicado

2020-04-15

Como Citar

Ferreira, J. V. H., & Bueno, S. F. (2020). Racionalidade instrumental e metafísica: perspectivas, análises e educação na contemporaneidade. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, 55–77. https://doi.org/10.18226/21784612.v23.dossie.4