As Ciências Humanas em tempos de mercantilização da educação

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DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.3

Resumo

Com o rápido desenvolvimento da técnica e da tecnologia, o campo educacional tem se mostrado estratégico para transformar a racionalidade humana em racionalidade tecnológica, alterando a consecução dos fins da própria Educação. O objetivo do artigo é analisar as contradições entre o processo de reprodução da vida material nas sociedades capitalistas e a perda de liberdade dos indivíduos inseridos e ajustados aos seus critérios e, da mesma forma, o ajustamento dos estudantes às demandas socialmente úteis ao sistema em decorrência da pretensa extinção dos cursos de Ciências Humanas dos currículos, que tende a afastar a Educação de sua prerrogativa fundamental que é educar para a emancipação. A Teoria Crítica do filósofo frankfurtiano Herbert Marcuse refere que o restabelecimento da razão humana é tarefa para uma Pedagogia Radical como forma de resistência em tempos de mercantilização da Educação. Seus argumentos contribuem para uma análise crítica e contextualizada da Educação brasileira em tempos de contrarreformas.

  

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Gomes Soares, Universidade Federal do Tocantins. Professor

Doutor em Educação (UFSCar/2012). Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Filosofia (UNESP/2004). Licenciado em Filosofia (UNESP/1997). Professor Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/ESMAT) e no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFT). Bolsista FAPTO. e-mail: psoares@uft.edu.br

  

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Publicado

2020-04-15

Como Citar

Soares, P. S. G. (2020). As Ciências Humanas em tempos de mercantilização da educação. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, 34–54. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.3