Khan Academy: Uma proposta pedagógica para a revisão de números complexos para estudantes de Engenharia
Abstract
Esse trabalho apresenta uma proposta pedagógica objetivando ofertar um recurso que facilite a revisão do conteúdo de Números Complexos para estudantes do curso de Engenharia. Estudo anterior realizado na mesma Instituição mostra que muitos dos estudantes de Engenharia chegam ao curso sem ter estudado o conteúdo de Números Complexos ou com pouco conhecimento sobre, sendo necessária a realização de revisões ao longo das aulas para o estudo de circuitos elétricos. Esta proposta busca a realização de atividades na plataforma Khan Academy, uma plataforma online voltada para aprendizagem sem fins lucrativos. Essa plataforma pode ser utilizada por pais, alunos e professores, sendo possível montar uma turma e monitorar o tempo gasto nas aulas e na realização das atividades. A opção por esta plataforma vai ao encontro da teoria de David Ausubel sobre aprendizagem significativa, instigando uma autonomia no estudante sobre o seu aprendizado. A partir dessa proposta pretende-se agilizar o processo necessário de revisão de números complexos para o estudo de circuitos elétricos, propondo a utilização de uma plataforma interativa.
References
A. C. Morales; C. Phul; I. G. Lima. “Números complexos e corrente alternada: um contexto interdisciplinar”. In: XLI COBENGE, 2013, Gramado. Educação em Engenharia na Era do Conhecimento. Rio de Janeiro: Editora da ABENGE, 2013.
S. Khan. “Um mundo, uma escola: A educação reinventada”. Rio de Janeiro: Intrínseca LTDA, 2013.
O. L. Aflitos; T. K. A. Albuquerque; L. A. Freires; M. K. Oliveira; L. S. N. Moura; A. M. R. Simão Flôres. “Khan Academy-Uma Ferramenta Gamificada Em Ensino E Aprendizagem De Matemática”. Revista Areté, 2018. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/872/692>
D.Ausubel, J.Novak e H.Hanesian, “Psicologia Educaional”. Trad. E.Nick, H.Rodrigues, M.A.Fontes e M.G. Maron. Editora Interamericana, Rio de Janeiro, 1980.
J. Ferlin. Repositório de objetos de aprendizagem para a Área de informática. Rua Paulo Malschitzki, Joinville, Santa Catarina, Brasil, 2009. Disponível em: < http://roai.joinville.udesc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/22/TCC.pdf?sequence=1>
F. S. Pacheco, C. A. Petry. Learning Objects for Demanding Themes in Eletronics Teaching. Porto. 2006. Disponível em < http://ieeexplore.ieee.org/document/7528377/>
S. Khan. Khan Academy. 2018. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/.
CNE/CES – Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Diretrizes curriculares nacionais do curso de Graduação em Engenharia, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15766-rces011-02&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).