Oficina de Robótica: um relato de experiência
Abstract
Esse trabalho apresenta uma atividade proposta por professoras da Universidade de Caxias do Sul em conjunto com uma professora de uma escola pública municipal, a fim de incentivar e fomentar o interesse de alunos pela área das Ciências Exatas. Sendo assim, foi proposto uma oficina de robótica com duração de 4 horas. Embora se defenda a percepção de Ausubel sobre a importância do professor em buscar o conhecimento prévio dos estudantes, as professoras não costumam identificar os conhecimentos prévios dos participantes sobre os objetos de aprendizagem envolvidos. A tarefa visava a montagem de um carrinho com um movimento do tipo bate e volta. A estrutura da implementação era livre, sendo obrigatório apenas o uso dos sensores, motor, eixos e engrenagens para possibilitar a movimentação, tendo sido apresentadas algumas alternativas de conexão entre esses elementos. Foi possível comprovar o comprometimento dos alunos através da discussão acerca das estratégias e da definição de peças a serem utilizadas na construção. O interesse pela atividade por parte da maioria dos estudantes foi verificado através da sua busca sobre o funcionamento de sensores e motores e sobre sua adequada interligação, em especial por aqueles grupos que não pareciam ter esses conhecimentos. Além disso, foi possível observar que esse tipo de atividade promove a interação social, integração, comunicação, desenvolvimento de liderança, criatividade, autonomia e respeito às considerações de todos os integrantes do grupo.
References
A. P. P. Noronha, C. S. M. Mansão. Interesses profissionais e afetos positives e negatives: estudo exploratório com estudantes de ensino médio. Revista Psico-USF, Bragança Paulista, vol. 17, n. 2, pp. 323-331, 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/4010/401036090016.pdf>
A. M. S. Gouw, H. S. Mota, N. Bizzo.O currículo de ciências e o interesse dos estudantes brasileiros: uma aproximação necessária. Cadernos CENPEC, pesquisa e ação educacional, vol. 3, n. 2, 2013. Disponível em: <http://www.cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/257>
A. P. P. Noronha, M. V. C. Barros, M. F. O. Nunes. Correlações entre interesses profissionais e inteligência em adolescentes. Revista Psicologia: teoria e prática, vol. 11, n. 3, pp. 114-128, 2009. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1938/193814393009.pdf>
F. C. Barbosa, C. F. Souza, A. J. Souza Junior, D. B. Alves. Mapeamento das pesquisas sobre robótica educacional no ensino fundamental. Revista Linguagem e Tecnologia, vol. 11, n. 3, pp. 331-352, 2018. Disponível em: <https://doaj.org/article/e1401cc59ffb433384dc22f4c8614802>
R. F. Chitolina, F. T. Noronha, L. Backes. A robótica educacional como tecnologia potencializadora da aprendizagem: das ciências da natureza às ciências da computação. Revista Educação, Formação & Tecnologias, vol. 9, n. 2, pp. 56-65, 2016. Disponível em: <http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/538>
C. A. P. Araújo, J. P. Santos, J. C. Meireles. Uma proposta de investigação tecnológica na educação básica: aliando o ensino de matemática e a robótica educacional. Revista Exitus, vol. 7, n. 2, pp.127-149, 2017. Disponível em: https://doaj.org/article/a8a63e7824694bb68f4c3f5d114e4663>
S. Papert. A máquina das crianças: Repensando a escola na era da informática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.
D. Ausubel, J.Novak e H.Hanesian, “Psicologia Educaional”. Trad. E.Nick, H.Rodrigues, M.A.Fontes e M.G. Maron. Editora Interamericana, Rio de Janeiro, 1980.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).