Oficina de Robótica: um relato de experiência

Authors

  • Andréa Cantarelli Morales Universidade de Caxias do Sul http://orcid.org/0000-0003-1276-8191
  • Patrícia Giacomelli Universidade de Caxias do Sul
  • Graziele Dall´Acua Universidade de Caxias do sul

Abstract

Esse trabalho apresenta uma atividade proposta por professoras da Universidade de Caxias do Sul em conjunto com uma professora de uma escola pública municipal, a fim de incentivar e fomentar o interesse de alunos pela área das Ciências Exatas. Sendo assim, foi proposto uma oficina de robótica com duração de 4 horas. Embora se defenda a percepção de Ausubel sobre a importância do professor em buscar o conhecimento prévio dos estudantes, as professoras não costumam identificar os conhecimentos prévios dos participantes sobre os objetos de aprendizagem envolvidos. A tarefa visava a montagem de um carrinho com um movimento do tipo bate e volta. A estrutura da implementação era livre, sendo obrigatório apenas o uso dos sensores, motor, eixos e engrenagens para possibilitar a movimentação, tendo sido apresentadas algumas alternativas de conexão entre esses elementos. Foi possível comprovar o comprometimento dos alunos através da discussão acerca das estratégias e da definição de peças a serem utilizadas na construção. O interesse pela atividade por parte da maioria dos estudantes foi verificado através da sua busca sobre o funcionamento de sensores e motores e sobre sua adequada interligação, em especial por aqueles grupos que não pareciam ter esses conhecimentos. Além disso, foi possível observar que esse tipo de atividade promove a interação social, integração, comunicação, desenvolvimento de liderança, criatividade, autonomia e respeito às considerações de todos os integrantes do grupo.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p8

References

A. P. P. Noronha, C. S. M. Mansão. Interesses profissionais e afetos positives e negatives: estudo exploratório com estudantes de ensino médio. Revista Psico-USF, Bragança Paulista, vol. 17, n. 2, pp. 323-331, 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/4010/401036090016.pdf>

A. M. S. Gouw, H. S. Mota, N. Bizzo.O currículo de ciências e o interesse dos estudantes brasileiros: uma aproximação necessária. Cadernos CENPEC, pesquisa e ação educacional, vol. 3, n. 2, 2013. Disponível em: <http://www.cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/257>

A. P. P. Noronha, M. V. C. Barros, M. F. O. Nunes. Correlações entre interesses profissionais e inteligência em adolescentes. Revista Psicologia: teoria e prática, vol. 11, n. 3, pp. 114-128, 2009. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1938/193814393009.pdf>

F. C. Barbosa, C. F. Souza, A. J. Souza Junior, D. B. Alves. Mapeamento das pesquisas sobre robótica educacional no ensino fundamental. Revista Linguagem e Tecnologia, vol. 11, n. 3, pp. 331-352, 2018. Disponível em: <https://doaj.org/article/e1401cc59ffb433384dc22f4c8614802>

R. F. Chitolina, F. T. Noronha, L. Backes. A robótica educacional como tecnologia potencializadora da aprendizagem: das ciências da natureza às ciências da computação. Revista Educação, Formação & Tecnologias, vol. 9, n. 2, pp. 56-65, 2016. Disponível em: <http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/538>

C. A. P. Araújo, J. P. Santos, J. C. Meireles. Uma proposta de investigação tecnológica na educação básica: aliando o ensino de matemática e a robótica educacional. Revista Exitus, vol. 7, n. 2, pp.127-149, 2017. Disponível em: https://doaj.org/article/a8a63e7824694bb68f4c3f5d114e4663>

S. Papert. A máquina das crianças: Repensando a escola na era da informática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

D. Ausubel, J.Novak e H.Hanesian, “Psicologia Educaional”. Trad. E.Nick, H.Rodrigues, M.A.Fontes e M.G. Maron. Editora Interamericana, Rio de Janeiro, 1980.

Downloads

Published

08/24/2020

How to Cite

Morales, A. C., Giacomelli, P., & Dall´Acua, G. (2020). Oficina de Robótica: um relato de experiência. Scientia Cum Industria, 8(3), 8–12. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8348

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha