A resolução de situações-problema e a aprendizagem das operações com números reais
Abstract
Este trabalho apresenta uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), elaborada para a resolução de situações-problema envolvendo as operações com números reais, que foi aplicada em uma turma do nono ano do ensino fundamental. A mesma integra a dissertação de Mestrado da autora e foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel [1]. Buscou-se promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, da habilidade de encontrar e descrever padrões, da argumentação e da utilização correta da linguagem matemática e, assim, auxiliar os estudantes a tornarem-se ativos em suas aprendizagens. Elaboradas em níveis crescentes de complexidade, as atividades que compõem essa UEPS buscaram mobilizar e desafiar os estudantes, de forma que o conhecimento prévio se constituísse como elemento fundamental em seu desenvolvimento, uma vez que são baseadas em atividades que buscam não somente o levantamento desses conhecimentos, como também o confronto frente ao novo conceito, à reflexão e à discussão mediada pelo professor. Após a análise de todas as etapas a UEPS apresentou resultados expressivos, no que se refere à aprendizagem significativa do conteúdo abordado.
References
AUSUBEL, David. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Interface Comum Saúde Educ., v. 2, n. 2, p. 139-154, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
GODEFROID, Vera Lucia dos Anjos. Problematização: reflexões sobre uma experiência com uma turma do ensino médio. 2010.
HARRES, João Batista Siqueira; PIZZATO, Michelle Camara; SEBASTIANY, Ana Paula; PREDEBON, Flaviane; FONSECA, Magda Cristiane. Laboratórios de ensino: inovação curricular na formação de professores de ciências. ESETec. Santo André, 2005.
MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro. 2006.
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
MOREIRA, Marco Antonio. Potentially meaningful teaching units-PMTU. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2011.
SOUSA, Ariana Bezerra. A resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da matemática. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2016
POZO, J. I. A solução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
POLYA, G. O ensino por meio de problemas. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, n. 7, p. 11-16, 1985.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1986.
POLYA, G. Como resolver problemas. Trad. do original inglês de 1945. Lisboa: Gradiva, 2003.
BARBOSA, Ana Cristina Coelho. A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais: um estudo longitudinal com estudantes do 2.º ciclo do ensino básico. 2009. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) – Instituto de estudos da criança, Universidade do Minho, Portugal, 2009.
BORRALHO, António et al. Os Padrões no Ensino e Aprendizagem Álgebra. 2007.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (Org.). Referencial Curricular do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Matemática. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009. v. 3.
BARIN, Cláudia Smaniotto; BASTOS, Giséli Duarte; MARSHALL, Débora. A elaboração de material didático em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: o desafio da transposição didática. Renote, Porto Alegre, v. 11, n. 1, jul. 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2016.
SILVA, Edna Lúcia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2001.
PONTE, João Pedro. Estudos de caso em educação matemática. Bolema, p. 105-132, 2006.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 13. ed. São Paulo: Libertad, 2001.
MOREIRA, Marco Antonio. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: a teoria da aprendizagem significativa. Porto Alegre, 2009.
BRITO, Frederico Reis Marques de; OLIVEIRA, Leni Nobre de. As dificuldades da interpretação de textos matemáticos: algumas reflexões. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2008. Vol. 15. p. 1-9.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).