A resolução de situações-problema e a aprendizagem das operações com números reais

Authors

  • Gabriele Molon Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS
  • Laurete Zanol Sauer Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS
  • Francisco Catelli Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS

Abstract

Este trabalho apresenta uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), elaborada para a resolução de situações-problema envolvendo as operações com números reais, que foi aplicada em uma turma do nono ano do ensino fundamental. A mesma integra a dissertação de Mestrado da autora e foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel [1]. Buscou-se promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, da habilidade de encontrar e descrever padrões, da argumentação e da utilização correta da linguagem matemática e, assim, auxiliar os estudantes a tornarem-se ativos em suas aprendizagens. Elaboradas em níveis crescentes de complexidade, as atividades que compõem essa UEPS buscaram mobilizar e desafiar os estudantes, de forma que o conhecimento prévio se constituísse como elemento fundamental em seu desenvolvimento, uma vez que são baseadas em atividades que buscam não somente o levantamento desses conhecimentos, como também o confronto frente ao novo conceito, à reflexão e à discussão mediada pelo professor. Após a análise de todas as etapas a UEPS apresentou resultados expressivos, no que se refere à aprendizagem significativa do conteúdo abordado.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss3p143

References

AUSUBEL, David. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Interface Comum Saúde Educ., v. 2, n. 2, p. 139-154, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

GODEFROID, Vera Lucia dos Anjos. Problematização: reflexões sobre uma experiência com uma turma do ensino médio. 2010.

HARRES, João Batista Siqueira; PIZZATO, Michelle Camara; SEBASTIANY, Ana Paula; PREDEBON, Flaviane; FONSECA, Magda Cristiane. Laboratórios de ensino: inovação curricular na formação de professores de ciências. ESETec. Santo André, 2005.

MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro. 2006.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

MOREIRA, Marco Antonio. Potentially meaningful teaching units-PMTU. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2011.

SOUSA, Ariana Bezerra. A resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da matemática. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2016

POZO, J. I. A solução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1998.

POLYA, G. O ensino por meio de problemas. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, n. 7, p. 11-16, 1985.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1986.

POLYA, G. Como resolver problemas. Trad. do original inglês de 1945. Lisboa: Gradiva, 2003.

BARBOSA, Ana Cristina Coelho. A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais: um estudo longitudinal com estudantes do 2.º ciclo do ensino básico. 2009. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) – Instituto de estudos da criança, Universidade do Minho, Portugal, 2009.

BORRALHO, António et al. Os Padrões no Ensino e Aprendizagem Álgebra. 2007.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (Org.). Referencial Curricular do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Matemática. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009. v. 3.

BARIN, Cláudia Smaniotto; BASTOS, Giséli Duarte; MARSHALL, Débora. A elaboração de material didático em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: o desafio da transposição didática. Renote, Porto Alegre, v. 11, n. 1, jul. 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2016.

SILVA, Edna Lúcia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2001.

PONTE, João Pedro. Estudos de caso em educação matemática. Bolema, p. 105-132, 2006.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 13. ed. São Paulo: Libertad, 2001.

MOREIRA, Marco Antonio. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: a teoria da aprendizagem significativa. Porto Alegre, 2009.

BRITO, Frederico Reis Marques de; OLIVEIRA, Leni Nobre de. As dificuldades da interpretação de textos matemáticos: algumas reflexões. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2008. Vol. 15. p. 1-9.

Downloads

Published

01/23/2018

How to Cite

Molon, G., Sauer, L. Z., & Catelli, F. (2018). A resolução de situações-problema e a aprendizagem das operações com números reais. Scientia Cum Industria, 5(3), 143–150. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5845

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha